arrow_backVoltar

Anitta, Psirico e cia.

Globo visita sucessos populares em campanha pela TV digital

08.07.15

Para mostrar ao público como ter acesso à TV digital, a Globo estreia nova fase de campanha que orienta sobre o desligamento do sinal analógico no Brasil e que chegará à telinha no domingo (12).

Foram criadas pela Comunicação da Globo paródias de músicas como “Prepara”, de Anitta; “É hoje”, de Mc Ludmilla; “Assim você mata o papai”, do grupo Sorriso Maroto; “Camaro Amarelo”, da dupla Munhoz&Mariano; “LepoLepo”, do grupo Psirico e “Gordinho Gostoso”, de Neto LX.  As letras, adaptadas por Sérgio Valente, diretor de comunicação da Globo,  orientam sobre as mudanças necessárias para receber o sinal digital gratuito - como a instalação de antenas UHF ou de conversor - e sublinham a melhoria na qualidade de som e imagem oferecida pela tecnologia. Para Valente, os filmes funcionarão como verdadeiros "tutoriais populares".

"A maioria dos formadores de opinião já sabe sobre as vantagens da TV digital, que com TV digital é possível assistir à programação com uma mega qualidade, de forma gratuita, com som de cinema. Mas existe uma parcela enorme da população que ainda não sabe e que precisa conhecer essa vantagem, porque é algo incrível - poder assistir à Globo com uma qualidade perfeita, sem ter que ficar pagando TV a cabo, sem ter que se utilizar de outros mecanismos. É preciso simplesmente colocar uma antena", destaca Valente em bate-papo com o Clubeonline.

"Para atingir esse público, a gente decidiu fazer uma coisa que fosse extremamente popular. A ideia então foi usar o que é sucesso no Brasil. Fomos buscar músicas que fazem um tremendo sucesso e parcerias com seus cantores e intérpretes. Pegamos essas canções para usá-las para passar nossa mensagem. Ou seja, para fazer uma campanha popular, nada melhor do que reunir os maiores ícones populares do Brasil", pondera o executivo.

Valente explica que as letras são "absolutamente didáticas", justamente para explicar ao público de forma simples algo que, à primeira vista, pode parecer complexo. "Brincando, nós chamamos (os filmes) de 'tutoriais populares'. São tutoriais de como usar a TV e tutoriais têm que ser extremamente simples, básicos, didáticos. As pessoas não podem achar isso uma coisa complicada, mesmo porque não é. Então, nada mais fácil do que usar o 'sucessão'. Aí a gente teve uma tremenda parceria, generosidade desses artistas, que emprestaram seus talentos para ajudar a oferecer esse conforto à população, de poder assistir à TV com uma ótima qualidade, sem praticamente ter trabalho nenhum", destaca o diretor de comunicação da Globo.

E Valente defende a qualidade dos comerciais: "Apesar de ser popular, a campanha não é de mau gosto, não é popularesca. É uma campanha extremamente bem produzida, simpática, e as pessoas se divertirão muito com os filmes".

Esses comerciais  fazem parte de um projeto maior da emissora, com foco na comunicação sobre TV digital. Já estão no ar os filmes “Adesivos 1” e “Adesivos 2”, que trazem profissionais da Globo, como Jô Soares, Luciano Huck, Chico Pinheiro, Tiago Leifert, Alex Escobar, Tadeu Schmidt, Maria Julia Coutinho e Sandra Annenberg. Eles explicam como identificar qual o sinal recebido na televisão: se a letra A aparecer no canto direito inferior da tela, o sinal é analógico. Se a letra não aparece, o aparelho já está apto a receber sinal digital. Em "Adesivos 2", o elenco fala sobre quais antenas podem ser utilizadas nesse processo.

"O projeto é grande, a campanha está presente em todas as plataformas e não é de fôlego curto, é uma comunicação que, a partir do momento que entra no ar em cada região do Brasil, se mantém praticamente um ano, e é a campanha que vai nos acompanhar até o momento do desligamento da TV analógica no país", lembra Valente.

Em abril último, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou o calendário de desligamento da TV analógica, que se inicia pelas cidades de Rio Verde (Goiás) e Brasília. Em 2016, São Paulo, Belo Horizonte, Goiania e Rio de Janeiro estão entre as cidades que devem ter programação 100% digital. O calendário completo pode ser conferido aqui.

Segundo portaria estabelecida pelo Ministério das Comunicações, o sinal analógico só poderá ser desligado se ao menos 93% dos domicílios estiverem aptos a receber sinal digital.

Ficha Técnica:

Direção de criação: Sergio Valente, Mariana Sá e Leandro Castilho
Criação: Sergio Valente
Atendimento: Andréa Pansani e Yuri Andreosi

Produção Globo: Jaqueline Couto, Fernanda Ribeiro, Thais Soares.
Produtor de áudio: Ricardo Leão
Maestro: Ricardo Leão

Produtora : Sentimental Filme
Direção: Maurício Guimarães e Luciano Zuffo
Produção executiva: Dudu Venturi e Marcos Araujo
Dir. de Fotografia: Rodolfo Ancona Lopez (Ruda)
Montagem: Márcio Canella
Pós- produção/ Finalização: Sentimental Filme

Anitta, Psirico e cia.

/