arrow_backVoltar

Ano Novo Chinês

Marcas celebram data

12.02.21

O Ano Novo Chinês, celebrado nesta sexta-feira, 12, acontece sob um contexto algo diferente em relação ao visto um ano atrás. Naquela ocasião, o novo coronavírus já afetava o país e comemorações foram contidas. A covid-19, porém, ainda não tinha se alastrado pelo mundo. Desta vez as celebrações também ficaram restritas às casas. Mas o tom das campanhas mudou. As produções correram já sob efeitos da pandemia. Nos filmes feitos para a data há animações e efeitos especiais, pessoas com máscaras (não em todos os filmes), mensagens positivas que sugerem união e narrativas que superam seis minutos. E encontros de famílias, que são a marca da data. Isso não faltou.

Confira algumas campanhas feitas para este Ano do Boi que se inicia agora.

Apple

Em “Nian”, criada TBWA\Media Arts Lab Shanghai, há um tom de fantasia e folclore. Uma garota enfrenta o medo do desconhecido ao se deparar com uma criatura assustadora, Nian. Mas uma amizade nasce daquele encontro na floresta e se estende para a vila, onde se celebra a data com direito a muitos fogos e o tradicional dragão que serpenteia pelas ruas. Tudo foi filmado com iPhone 12 Pro Max. A direção é de Lulu Wang (“A Despedida”), com produção da Iconoclast. São quase 12 minutos de história.

Burberry

Com criação da BBH China, o filme de pouco mais de seis minutos conta a história de uma menina que gostaria de saber como é a primavera em outros lugares. Ela vive em uma região no campo. Dirigido por Derek Tsang, o comercial perpassa o crescimento da jovem e momentos diversos da vida, os com alegria e os que mexem com seus sentimentos. A mensagem da campanha é que não há doçura sem a presença do amargo.

Coca-Cola

O filme “CNY Confessions” traz diferentes histórias para mostrar o significado do Ano Novo, especialmente em um cenário mudado pela pandemia. A campanha, que foi criada pela McCann Worldgroup Shanghai, apresenta três jovens, cada um mergulhado nos dilemas que envolvem as respectivas famílias. Uma jovem se queixa do barulho e da casa cheia de parentes. Um rapaz fica aborrecido porque é constantemente solicitado para buscar coisas. Um jovem faz viagem de ônibus para encontrar sua avó em uma cidade distante. Todos os passageiros usam máscaras. Eles fazem suas confissões sobre o momento e, no final, surpreendem com suas conclusões.

H&M

Intitulada “Connecting All Differences”, a campanha da H&M mostra que as celebrações deste ano estão diferentes. Entram em cena jovem com distintos perfis, da garota do cabelo colorido que recebe a mãe em casa a pai e filho que dançam juntos no telhado. A mensagem transmitida pelo filme, que tem criação da Forsman & Bodenfors, é que, apesar dos desafios e da necessidade de ficar longe de aglomerações, o momento é de se conectar com os outros e ficar junto dessa maneira.

KFC

Com direito a uma bela animação, o filme criado pela agência TSLA conta a história do zodíaco chinês, apresentando o boi. Na tradição, há uma corrida entre os animais que representam o horóscopo. Mas desta vez a vitória pertence a um personagem inusitado, o frango. A narrativa é feita por um pai faminto.

Veja também: "Adidas lança filme e moeda para game".

Ano Novo Chinês

/