arrow_backVoltar

Assuntos do coração

Filme de Natal com idoso se esforçando para treinar viraliza

16.12.20

Mais de oito milhões de views no YouTube mostram a popularidade do filme de Natal criado pela Jung von Matt/SAGA, de Hamburgo, para a companhia farmacêutica Doc Morris, de origem holandesa e com presença na Europa. Com duração de 2min40, o comercial é protagonizado por um idoso que vive sozinho e que um dia, ao despertar, percebe que o Natal se aproxima. Ele decide se exercitar.

O homem começa a treinar muito cedo, em um esforço nitidamente puxado para ele. No início, mal consegue levantar um peso que estava abandonado no fundo de um quartinho. Dia após dia, ele se desafia, o que atrai a atenção de uma vizinha e, depois, dos moradores da região e de familiares, que se surpreendem e até demonstram certa preocupação com os esforços.

Quando chega a noite de Natal, o velho homem se arruma e parte para a casa da filha. O final explica a "teimosia" do personagem. A mensagem que encerra o comercial diz “Para que eles cuidem do que realmente importa na vida”.

Produzido pela Markenfilm, de Hamburgo, o filme tem direção de Sune Sorensen. Ele dá ao comercial um tom de solidão no primeiro momento. E até confere à vizinha um ar crítico, como se ela censurasse o esforço do idoso. Mas, ao fim, o filme fala de cuidado.

A campanha traz a hashtag #Herzensangelegenheit, que, traduzida para o português, significa “Assuntos do Coração”. Na descrição do vídeo no YouTube, a Doc Morris destaca que, neste ano, o melhor presente para todos é estarmos bem e saudáveis. A companhia afirma que ter saúde, principalmente no Natal, permite que as famílias passem um tempo despreocupado junto dos entes queridos.

A agência de Viena da Jung von Matt (Donau) criou um filme também com um personagem idoso. No comercial feito para o banco austríaco Erst - uma animação -, Edgar vive em um casa de repouso para idosos, mas que não se relaciona com os outros residentes, ficando sozinho a maior parte do tempo. Ele sofre com a perda auditiva. Uma cuidadora o ajuda a se reconectar com as pessoas. O filme já bate três milhões de views (leia mais aqui e confira o vídeo).

Ficha Técnica
Client: DocMorris N.V.
Chief Marketing Officer: Frank Müller
Director of Marketing: Gil Pfitzmann
Head of Brand & Content: Hannah Polczyk
Director: Sune Sorensen
Agency: Jung von Matt SAGA GmbH
MP: Dörte Spengler-Ahrens
Idea: Paolo Tresoldi
Creative Director: Alex Schmid
Senior Producer: Dennis Wendt
Client Service Director: Natalie Martens
Copywriter: Olasumbo Pinheiro
Art Director: Ibrahem Ghhareib
Senior Project Manager: Tasja Oldach
Junior Project Manager: Viktor Mahé

Assuntos do coração

/