Cannes Lions 2015

O que pensam os jurados (Álvaro Rodrigues)

08.06.15

O Clubeonline apresenta um bate-bola sucinto e objetivo com todos os jurados que irão representar o Brasil no Cannes Lions, este ano.

Acompanhe abaixo o que tem a dizer Álvaro Rodrigues, da Africa Rio, nosso jurado em Outdoor.

1. Nome, cargo e há quantos anos comparece ao Cannes Lions.

Álvaro Rodrigues, presidente da Africa Rio.

Comecei a ir para Cannes em 98, quando fui um dos ganhadores da etapa carioca do Young Creative (hoje Young Lions).

2. É sua primeira vez como jurado neste Festival? Qual a importância deste convite?

Não, é a segunda. Fui jurado na categoria Rádio em 2010. Cannes é o festival de criatividade mais relevante do mundo, o de maior prestígio. Por tudo isso, participar como jurado, pela segunda vez, é motivo de muito orgulho. E de muita responsabilidade também.

3. Como você está se preparando para o julgamento?

Estudando a categoria. Hoje em dia, quase tudo pode ser inscrito em outdoor. Estou revendo peças e cases ganhadores de leão em anos anteriores. Aumentando ainda mais o meu repertório e critério. Conversei também com amigos do mercado, que já julgaram a categoria Outdoor em Cannes, para tentar entender como foi a dinâmica do trabalho.

4. Já viu trabalhos, nacionais ou internacionais, na sua categoria ou em outras, nos quais aposta?

Criei um e-mail específico para receber os trabalhos inscritos: outdoorcannes2015@gmail.com. Tenho recebido muitos trabalhos brasileiros e, também, de outros países. Vi muita coisa boa, mas não vi tudo o que foi inscrito.

5. De modo geral, quais suas expectativas em relação ao desempenho do Brasil, este ano, no Festival?

O Brasil ganhou 12 leões no ano passado, em outdoor. É a categoria em que o país tradicionalmente é mais forte. Nosso craft é reconhecido e elogiado. Por isso, a expectativa é a melhor possível.

6. O Cannes Lions virou um grande Festival, com mais categorias a cada ano e no qual as agências brasileiras investem um grande montante de dinheiro, não só em inscrições, mas também no envio de suas equipes. Você mudaria alguma coisa no Festival, se pudesse?

Cannes deixou de ser um festival de propaganda para se tornar um festival que celebra e premia a criatividade, a inovação. Ele vem se aprimorando a cada ano, o que é ótimo na minha opinião.

7. Como avalia a qualidade das palestras e a infraestrutura do evento?

Excelentes. Para todos os tipos, gostos e interesses. A dificuldade é conseguir gerir o tempo e assistir a todas.

8. O fato de agora haver um grande número de ‘celebridades’ anunciadas dentre os palestrantes te parece um diferencial atraente?

Acho que sim. Cannes mudou o seu posicionamento, que se refletiu inclusive na mudança do seu nome. Deixou de ser um festival de propaganda para ser um festival de criatividade. Ser criativo, inovador não é um privilégio dos que trabalham em agências. Referências de outras áreas, das mais diversas, palestrando no festival, é uma maneira rica e diversificada de aprender e melhorar o que fazemos.

9. Recomenda alguma palestra nesta edição do Festival?

O festival terá mais de 200 nomes palestrando. Profissionais com perfis muito diferentes, fazendo a programação mais variada do festival, desde a sua criação. Difícil dizer qual será a melhor ou a imperdível. Mas eu confesso estar curioso para ouvir o Marilyn Manson.

Leia anterior, com o jurado Sergio Gordilho, da Africa, aqui. Todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2015