Cannes Lions 2015 – Film

GPs enaltecem vertentes diferentes: o clássico e o experimental

27.06.15

Com um corpo de jurados formado por profissionais de 21 países (o Brasil foi representado por Fernando Nobre, VP de criação da Mullen Lowe Brasil), a categoria Film foi diversa também nas execuções que reconheceu.

Os 2 Grand Prix concedidos são um indicativo disso: "100", da F/Nazca S&S, filme que celebra uma marca clássica, praticamente gênese da fotografia moderna, em tom igualmente grandioso. "Dá medo ter que descobrir o novo, mas o GP de TV ("100") foi praticamente uma unanimidade, perto do perfeito", comentou Tor Myhren, presidente e CCO global da Grey. "É um filme que você assiste 10 vezes e descobre 10 coisas que não conseguiu ver da primeira vez."

Já "Unskippable: family long form 01", da The Martin Agency para Geico, se vale das limitações da internet (os 5 segundos que antecedem o botão 'skip this ad', no YouTube) para resumir toda a mensagem do comercial e depois fazer piada. "É uma ideia que transforma algo que provavelmente seria pulado, mas que não só passa a ser assistido como é um dos filmes mais compartilhados", diz Nobre. "O que mostra como a criatividade pura consegue subverter um monte de coisas."

Nobre afirma que o Brasil entrou no shortlist com poucos cases, mas manteve a média de anos anteriores, mesmo tendo inscrito menos trabalhos. Das quase 3 mil inscrições, menos de 300 foram para o shortlist - 4 do Brasil (leia aqui), 3 dos quais encerram o festival com Leão (leia aqui). "Os GPs contrapõem uma execução clássica, como o filme de Leica, com algo muito experimental", finliza Nobre.

Clubeonline está no Cannes Lions e Cannes Health 2015. A cobertura é um oferecimento de A Voz do Brasil; Barry Company; Conspiração Filmes; DPZ&T; Estúdio Angels; FCB Brasil; Getty Images do Brasil; Hungryman; JWT; LBTM; Lucha Libre Audio; Miami ad School/ESPM; Movie&Art; Mullen Lowe Brasil; Paranoid; Piloto TV; Popcorn Filmes e Y&R Brasil, com apoio da Publicis.

Cannes Lions 2015 – Film