Cannes Lions 2015 – Masterclass

Por que marcas estão se tornando interfaces

25.06.15

Muitas das experiências que temos atualmente com marcas se dão por meio de interfaces. Para colocar luz no tema, o Cannes Lions realizou nesta quinta-feira, 25, uma masterclass com a diretora-executiva de criação da R/GA NY, Chloe Gottlieb.

Logo no início da apresentação, Chloe chamou a atenção para a greve de taxistas que impacta, hoje, a rotina aqui na Riviera Francesa. O motivo? O Über, aplicativo transporte de passageiros que também tem gerado manifestos no Brasil. A categoria reclama de concorrência desleal, mas não tem conseguido evitar o avanço do app.

Por quê?

“Principalmente porque o Über fornece uma experiência simples, intuitiva e de qualidade por meio de uma única interface que é utilizada por todos nós, o smartphone”, diz a criativa.

Nessa linha, ela recomenda que é preciso pensar experiência de marcas com olhar funcional“Hoje, o design das interfaces nos permitem contar histórias e obter respostas dos nossos consumidores em tempo real”, avalia.

A fórmula para esse pensamento passa por equipes multidisciplinares, mas essencialmente orientadas para soluções. Peça-chave nesse processo, o ‘arquiteto de design’, profissional de experiência de usuário, tem ganhado espaço nos times criativos, garante Chloe.

É preciso, ainda, ser relevante na vida das pessoas, que têm nas mãos o poder de recusar marcas que não são úteis para elas. “Quando acesso o site de uma companhia aérea ou ou de um hotel quero ter uma experiência tão boa quanto tenho no Google ou no Über. Esses são os verdadeiros concorrentes que temos hoje”, analisa.

A mensagem final de Chloe não poderia ser mais desafiadora: “Design de marca importa como nunca. E nosso desafio, de agora em diante, é criar para interfaces: de relógios a painéis”.

Cannes Lions 2015 – Masterclass