Cannes Lions 2016

Seja original: mude o mundo (Adam Grant)

21.06.16

Professor da Wharton School of Business e autor dos livros “Originals” e “Give and Take – Why Helping Others Drives Our Success”, Adam Grant foi o convidado da Mondelez no painel “Originals: How non Conformists Move the World” (Como os não-conformistas mudam o mundo), nome de sua obra mais recente. O bate-papo com Dana Anderson, CMO global da companhia, aconteceu nesta terça-feira, 21, no Festival de Cannes.

Segundo  o professor, originals são pessoas que usam a criatividade para fazer um mundo melhor e estão exatamente no meio dos que são chamados de procrastinadores e aqueles que seriam seu oposto, os ‘pré-crastinadores’. São os não-conformistas, como foi definido por Grant. Em um tom de palestra motivacional, ele destacou que as organizações podem se tornar mais bem sucedidas quando permitem que seus funcionários tenham voz ativa.

Para Grant, as grandes ideias e soluções apresentadas pelos originals podem vir tardiamente e, muitas vezes, não são reconhecidas por conta da enorme quantidade de trabalhos médios que eles produzem ao longo do caminho.  Há motivos para isso. De acordo com o autor, eles procrastinam estrategicamente, testam e refinam diferentes possibilidades, antes de fazer avanços.

Ao contrário do que muitos esperavam, Grant não apresentou estratégias para as empresas, e sim para os colaboradores, ensinando-os quais são os passos necessários para conquistar a autoconfiança no ambiente de trabalho e, dessa forma, serem mais colaborativos. Entre os passos estão assumir riscos em relação a novas ideias, fazer o não-familiar parecer familiar e encontrar os aliados certos para estar ao lado.

Cannes Lions 2016