Cannes Lions 2020/2021

Papo com os Jurados: Marcelo Reis / Industry Craft

17.06.21

Papo com os Jurados - Cannes Lions 2020/2021

Marcelo Reis, co-CEO & Chief Creative Officer da Leo Burnett Tailor Made. Nosso jurado em Industry Craft Lions.

Clubeonline - Este ano, o Festival acumula trabalhos de duas edições. Isso pode interferir na qualidade do julgamento?

Marcelo Reis - Não acredito que a junção de dois anos tenha atrapalhado a qualidade do material criativo. Na verdade, deveria potencializar o nível, mas a pandemia esvaziou essa possibilidade. Ou seja, estamos dentro do normal, no meu júri.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?

Marcelo - Acho o material que chegou a shortlist excepcional, mas muita coisa boa ficou de fora. Não foi possível avaliar por que, afinal, existiu um júri-fantasma exclusivo para a etapa de shortlist. Eu, por exemplo, vi poucas peças brasileiras na primeira fase.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes vá refletir as mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação? E quanto a pautas como racismo e inclusão, elas devem ganhar ainda mais destaque nesta edição?

Marcelo - Não acho que a pandemia foi a tônica do Festival. Claro que tivemos trabalhos maravilhosos focados em questões vividas durante a pandemia, mas isso não prevaleceu proporcionalmente. A pauta de inclusão não é nova, mas dominou a conversa de certa forma, até porque não existe como fazer comunicação de ponta e responsável sem abordar os temas que pulsam na sociedade.

Clubeonline – Do que você vai sentir mais falta: do aeroporto de Paris; do rosé no Martinez; do macaron na La Durée; do jantar no “Pelourin”; das filas no tapete vermelho para, quem sabe, subir ao palco; ou das festas?

Marcelo - Delícia tudo isso, mas, de verdade, sinto falta dos debates acalorados fora do Palais, do suspense, da ansiedade, da indignação, da inveja, da alegria, do orgulho do trabalho, da cobrança pessoal, do cérebro fritando. Cannes vai da raiva ao êxtase. Quem vai a Cannes para curtir as baladas e volta de mãos abanando tem a pior ressaca da vida.

Leia anterior com Luiz Sanches, chairman e CCO da AlmapBBDO, presidente de júri do Outdoor Lions.

A cobertura do Cannes Lions 2020/2021 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Santeria, Surreal Hotel e VMLY&R.

Leia todas sobre Cannes aqui.

#ClubeonlineCobreCannes

Cannes Lions 2020/2021