Papo com os Jurados: André Laurentino / Print

19.06.21

Cannes Lions 2020/2021
Papo com os Jurados: André Laurentino, Chief Creative Officer, Ogilvy UK. Jurado em Print & Publishing.

Clubeonline: Este ano o Festival acumulou os trabalhos de duas edições. Isso pode interferir na qualidade do julgamento?

André Laurentino: Acredito que interfere, sim. E é correto que interfira. Uma série de fatores são levados em conta quando vemos os trabalhos destes dois anos. Para começo de conversa, são dois anos juntos, o que (desnecessário dizer) nunca houve. E são anos bem heterogêneos, pois parte do trabalho inscrito para o ano 2020 foi feito antes da pandemia (com outras verbas, condições de trabalho e de produção, disposição do mercado etc). Enquanto que 100% do trabalho de 2021 foi criado e produzido sob as incríveis limitações impostas pelo vírus. Outro fator importante é a consequência da crise financeira provocada pela pandemia: agências e clientes demitiram funcionários ou até fecharam escritórios. Portanto, todo o trabalho inscrito nesta edição do Festival passou por um critério muitíssimo mais rigoroso pelas agências. Se por um lado houve um número menor de inscrições, por outro lado o nível do trabalho é muito mais alto e consistente. Só foi inscrito o que realmente merecia ser considerado para Leão.

Clubeonline: Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?

Laurentino: Não vi os resultados ainda, claro, mas acredito que este ano será mais duro com os Leões do que em anos anteriores, uma vez que a competição está mais acirrada devido ao alto nível geral do material inscrito. Justamente quando deveríamos ser mais generosos e celebrar o ótimo trabalho feito sob condições muito difíceis, tanto físicas (trabalhando de casa, por exemplo) quanto emocionais (várias pessoas na agência de luto pela perda de parentes e amigos) e financeiras. A despeito disso tudo, é surpreendente ver o alto nível criativo do material que estamos julgando.

Clubeonline: Você acredita que o resultado de Cannes irá refletir as mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação? E quanto a pautas como racismo e a inclusão, que também ganharam maior destaque nos últimos tempos, elas devem ser percebidas com maior ênfase?

Laurentino: Sem dúvida alguma. A comunicação que estamos vendo reflete sim, e bem, o tipo de discussão que a sociedade vem travando. Sob todos os aspectos. Acho isso extremamente positivo.

Clubeonline: Do que você vai sentir mais falta: do aeroporto de Paris; do Rosé no Martinez; do macaron na LaDurée; do jantar no “Pelourin”; das filas no tapete vermelho pra, quem sabe, subir ao palco; ou das festas?

Laurentino: Dos jantares com amigos. Para quem vive fora, Cannes é uma ótima oportunidade de rever muitos e grandes amigos de uma vez só. E numa situação especial e rara: num lugar lindo, onde se come bem em qualquer biboca. Este ano o que menos fiz foi ver os amigos. Isso faz muita falta.

Leia anterior com Patricia Corsi, Global Chief Marketing and Digital Officer da Bayer Consumer Health, jurada em Health & Wellness, aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2020/2021 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Santeria, Surreal Hotel e VMLY&R.

Leia todas sobre Cannes aqui.

#ClubeonlineCobreCannes