Cannes Lions 2022

GP de Social & Influencer destaca artefatos roubados em museus

23.06.22

The Unfiltered History Tour”, da Dentsu Creative da Índia para Vice Media, foi o case vencedor do Grand Prix de Social & Influencer Lions no Cannes Lions 2022.

A campanha nasceu do desafio da Vice World News de ampliar sua audiência cross-plataforma. A ideia foi um tour secreto para conhecer artefatos roubados no passado e que estão hoje no British Museum, através de um mecanismo de Realidade Aumentada. Ao usar seus smartphones, os visitantes escaneavam os artefatos roubados, ativando um filtro via geolocalização. E conseguem ouvir pessoas dos locais de origem da obra que falam sobre o quanto a peça era importante. Exemplo prático: ao mesmo tempo em que o British Museum mostra imagens das colônias diante da agressão britânica, os smartphones com Realidade Aumentada são usados para contar a história sob a perspectiva das colônias e sua luta para preservar seus tesouros culturais.

No case, a Vice conseguiu se conectar com a audiência mais jovem. A ação teve 18 milhões de impressões, 100 mil tours, 40% de aumento em followers da Vice no Tik Tok e 49% de aumento em impressões no Instagram.

A categoria distribuiu, além do Grand Prix, 6 Ouros, 17 Pratas e 26 Bronzes, totalizando 50 troféus. O Brasil ganhou 2 Ouros, com “The Foamy Haircut”, da Africa para Brahma, e “Lu From Magalu”, da Ogilvy para Magazine Luiza; 1 Prata, para a Africa com a mesma campanha dourada, e 5 Bronzes, para ações de VMLY&R, David, Gut e Africa (2).

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022