Cannes Lions 2023

O homem que colocou a Califórnia no mapa da melhor publicidade

23.06.23

Ícone da publicidade, o diretor de arte Lee Clow, chairman emérito da TBWA\ Media Arts Lab, esteve no palco do Palais des Festivals nesta sexta-feira, 23, dia reservado aos grandes momentos da propaganda e à história das 70 edições do Cannes Lions. A organização promoveu um painel que exibiu um filme sobre a trajetória da Chiat/Day e do próprio Clow, um dos criadores da famosa campanha “1984”, para o MacIntosh.

O filme em questão é “Here’s to the crazy ones”, frase que está na locução de Steve Jobs em outro comercial que marcou a publicidade, “Think Different”. Essa e uma dezena de obras que levam a assinatura do prestigiado diretor de arte fizeram parte da produção que foi exibida na sala Debussy. São trabalhos tão brilhantes e memoráveis que o mundo da propaganda começou a desviar seus olhos de Nova York. A Madison Avenue era vista como o centro da melhor publicidade que poderia haver no mundo. Com Clow na Chiat/Day, essa impressão começou a se alterar. Eles mostraram que também havia campanhas de primeira linha surgindo na Califórnia, estado onde o diretor de arte nasceu.

Ao adentrar o palco, o Clow, que está com 80 anos, foi recebido com uma chuva de palmas. Em seguida, ele apresentou o filme no painel que teve a duração de duas horas. A produção traz a história da Chiat\Day e também da publicidade recorrendo a arquivos de campanhas antigas, fotos de executivos que lideravam companhias décadas passadas e dos publicitários que atuavam no mercado 50 anos atrás.

A narrativa é conduzida por Clow. Em diversos momentos, ele entrevista velhos colegas de agência e também parceiros de projetos, como Ridley Scott, que dirigiu “1984. O filme percorre diversos trabalhos, como a emblemática campanha em que o atleta norte-americano Carl Lewis salta para fora do outdoor, em uma comunicação feita para a Nike.

Clow percorre antigos endereços da agência, às vezes na companhia de seu cão. Ele também traz suas memórias e seus pensamentos. Lembra, por exemplo, que estudou arte e design e que tinha como sonho trabalhar na Chiat\Day. E também continuar surfando. Isso o preparava para o dia.

Parte do filme coloca a Apple no foco. Clow conta quando conheceu Steve Jobs e relata como viraram amigos. “Ele via o futuro. Viu que o mundo trataria da tecnologia em nível pessoal. Steve acreditava que teria algo que iria mudar o mundo. Ele não sabia se iria mudar, mas eu me envolvo emocionalmente com as marcas que atendo. Então, se ele dizia que iria mudar o mundo... vamos mudar o mundo”, afirmou no filme.

A cobertura do Cannes Lions 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Africa Creative, Circo FilmesKlick Health, ModernistaUnblock CoffeeVMLY&R Wunderman Thompson.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2023