Cannes Lions 2022

Papo com Jurados: Luiz Sanches / Titanium

17.06.22

Papo com os Jurados - Cannes Lions 2022

Luiz Sanches, CCO da BBDO América do Norte & Chairman/Partner da AlmapBBDO. Nosso jurado de Titanium.

Clubeonline - O Cannes Lions volta a ter uma configuração mais parecida com a que conhecíamos antes da pandemia. Você espera encontrar mudanças nesta edição presencial?

Luiz Sanches - Ainda temos problemas com a Covid e uma guerra ali nas proximidades. Mas, após dois anos difíceis e duros para todo mundo com a pandemia, acredito que o Festival presencial vai ajudar a trazer de volta um clima positivo, de confiança e alto astral. Gente foi feita para ficar com gente e acredito que a volta ao evento presencial é benéfica como um todo.

No caso do júri, faz toda a diferença. Esta é a sexta vez que atuo como jurado em Cannes e, ano passado, foi minha primeira experiência online. Os julgamentos online ficam limitados devido ao tempo que os sistemas virtuais estabelecem e, também, à falta de oportunidades de trocas e conversas. Em termos de criatividade não acho que funcione tão bem. Muitas peças, na minha opinião, foram penalizadas. Então, essa volta de um julgamento presencial fará diferença.

Em termos de festival, acredito que vamos encontrar novidades de um evento agora híbrido, se adaptando à demanda desse mundo pós-pandêmico, com uma agenda voltada a abordar as questões mais urgentes que o mundo está enfrentando hoje, focando em temas como sustentabilidade, diversidade e criatividade orientada a propósitos.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?

LSTitanium é uma categoria especial, na qual os trabalhos vencedores são ideias tão inovadoras que não se encaixam nas demais. Essa categoria envolve um nível de discussão sênior e elevado e traz todo um componente de inspiração que funciona como uma bússola para ditar caminhos e destacar os trabalhos provocadores, que desafiem premissas, apontem novas direções e quebrem fronteiras na nossa indústria.

Neste contexto global atual em que estamos, as conversas estão muito parecidas e o ponto de partida está muito igual. Impulsionadas pelo isolamento social, as execuções estão muito similares e as tendências são as mesmas, como estar presente no metaverso, no game e etc.

Então, na minha opinião, vão se diferenciar os trabalhos para marcas que tiverem um entendimento de fato sobre como elas têm impactado a vida das pessoas, como têm se apropriado e sido relevantes dentro de uma conversa, apresentando, além da pertinência sobre uma determinada ideia, uma execução de forma primorosa que as pessoas queiram compartilhar.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes irá de alguma forma refletir mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação?

LSSem dúvida. A comunicação reflete como nos sentimos e como vivemos. E, nos últimos tempos, além de uma criatividade mais orientada a propósitos, estamos vendo os dados e a tecnologia impactar mais nas narrativas e na forma de contarmos as histórias. Também há uma tendência das marcas em apostas para experiências imersivas, ampliando seu engajamento além da tela, no uso customizado de cada mídia, a importância de ter um olhar atento para os movimentos culturais e o que acontece na vida das pessoas.

Clubeonline - Diversidade e inclusão, balizas na construção de uma sociedade melhor e, consequentemente, de um novo mercado de comunicação, devem ser percebidas com ainda maior ênfase nas campanhas de 2022?

LSSim, este movimento já vem acontecendo nos últimos tempos e acredito que se acentuou com a pandemia. Mais do que tendência, marketing inclusivo está virando uma prioridade e a cultura sobre o tema tem motivado estratégias de branding cada vez mais indissociáveis do poder das marcas para a construção de um futuro inclusivo e sustentável, por meio de ações concretas e culturalmente transformadoras.

Veja anterior, com Manir Fadel, CCO da VMLY&R Spain e jurado brasileiro representando a Espanha em Social & Influenceraqui.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022