Cannes Lions 2022

Leão devolvido em protesto no Palais (com update)

21.06.22

Retorno presencial do Cannes Lions começa com fortes emoções. Enquanto Juan Señor, cerimonialista oficial há décadas do Cannes Lions, abria a primeira noite de premiação do festival (Pharma, Health, Print, Radio e Outdoor), Gustav Martner, Head of Creative (Nordics) do Greenpeace, subiu ao palco com um Leão em mãos para ser devolvido, em protesto à premiação que incentiva a venda de carros, que usam combustível fóssil e poluem o planeta.

"Gostaria de devolver este Leão que ganhei em 2007 para uma fabricante de carros. Desde 2015, quando o *tratado internacional foi assinado em Paris, Cannes entregou mais de 300 Leões para empresas que usam combustível fóssil". Ele ainda afirmou que enquanto a indústria continuar ajudando a vender SUVs, os prêmios não serão para vencedores, mas para perdedores.

Interrompido pelo mestre de cerimônias, que recebeu o Leão, o ativista abriu um cartaz com a frase: 'Não há prêmios em um planeta morto'.  O cartaz era assinado pelo Greenpeace, com a #banfossilads que faz parte de uma das campanhas da organização: "Listen to the science, #banfossilads". Martner saiu do palco depois disso e foi acompanhado e retirado por seguranças do evento. Ironias do destino, ao fundo, no telão do palco, estava a assinatura do festival: "um momento pode mudar tudo".

UPDATE: Ele se manifestou no Linkedin, na manhã desta terça-feira (21), explicando seu protesto e convocando a indústria "Peço a todos que tomem uma posição. Para nos ajudar a banir toda a publicidade de combustíveis fósseis. Colocar no limbo as empresas petrolíferas, assim como as empresas de tabaco. Por favor, assine em banfossilads.org, e se tivermos sucesso, vou parar de fazer isso em Cannes". Leia o post de Martner na íntegra aqui.

*Acordo de Paris é um compromisso mundial sobre as alterações climáticas e prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Foi assinado em Paris, em 12 de dezembro de 2015.

Do lado de fora do Palais du Festivals, onde as filas se formam para disputar um lugar na sala de premiação, o clima também era um tanto tenso com segurança redobrada de militares armados.

Leia também o post inflamado de Amir Kassaei, ex-CCO da DDB, aqui.

-Rita Durigan

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022