Cannes Lions 2022

Design: Portugal ganha seu 1º GP em Cannes; Brasil quase leva o prêmio

21.06.22

Foi um debate que durou mais de uma hora. E o Brasil acabou sem o GP de Design no Cannes Lions 2022. O prêmio máximo foi para “Portuguese (Re) Constitution”, da FCB de Lisboa e Show Off Films para a Penguin Books. É o primeiro Grand Prix que Portugal conquista na história do Festival e o trabalho tem brasileiros na ficha: os criativos Diego Tórgo e Viton Araújo.

O case brasileiro que chegou à disputa foi “Rio Carnival – New Brand”, da Tátil para o Carnaval do Rio de Janeiro - que também conquistou Ouro em Industry Craft. O que pesou, no último momento, em favor do trabalho português, foi o fato de ele apoiar uma importante causa. O projeto consistiu na “reformulação” da Constituição Portuguesa de 1933, que marca o fim da ditadura portuguesa.

Foram convidados artistas para utilizarem lápis azuis sobre o texto, destacando algumas palavras, como diversidade, e fazendo ilustrações cobrindo o livro. A escolha do lápis é porque ele foi usado para riscar trechos de livros censurados pela ditadura, tornando-se símbolo daqueles tempos de opressão. Lançada em abril, essa Constituição reformulada faz parte da coleção permanente do Museu do Aljube (veja o videocase mais abaixo).

É curioso que o prêmio tenha ido para uma das coisas mais antigas que temos no mundo: o livro”, comentou Marco Giannelli "Pernil", CCO da AlmapBBDO, que foi jurado na categoria. “Fico triste pelo Brasil não conseguir mais um GP em sua história, mas, ao mesmo tempo, o trabalho, que é muito bonito, é o primeiro GP de Portugal”, reforçou.

Ser um projeto para uma marca foi um ponto importante para o case do Carnaval do Rio de Janeiro chegar longe – além de ter uma boa execução e uma bela criação tipográfica. Porém, foi o aspecto tecnológico que mais conquistou os jurados, de acordo com Lisa Smith, diretora executiva de criação da Jones Knowles Ritchie, que comandou o júri. “O logo é inspirado no samba, na percussão da música. O logo reage ao som. E as bandeiras se transformam. O incrível é que a marca se regenera a cada ano. É uma peça incrível de tecnologia”, afirmou.

Fred Gelli, CEO da Tátil, explicou que a marca é responsiva, reagindo ao som e a cores, que representam os tons das escolas de samba do Rio. Sobre o movimento das bandeiras, ele contou que foi feito um trabalho de programação para que traços em preto e branco das bandeiras virem uma explosão de cores ao som do samba. “É um dashboard em que é possível mudar as variáveis. A gente queria que a marca fosse dinâmica e que a cada edição do Carnaval trouxesse novidades”.

O Brasil conquistou esse Ouro e também um Bronze para “The polygraph”, da Almap para a CNN (veja mais detalhes dos Leões brasileiros aqui).

Leia entrevista de Pernil no Papo com Jurado aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022