Cannes Lions 2022

GP de Lions for Music retrata injustiças da América

21.06.22

O Grand Prix de Entertainment Lions for Music foi para “This is not America”, do porto-riquenho Residente, apresentando Ibeyi, um duo franco-cubano constituído pelas gêmeas Lisa-Kaindé e Naomi Díaz.

A música trata da repressão e imperialismo, com imagens muito familiares aos brasileiros, e conversa com outra peça premiada em Cannes com o GP na mesma categoria em 2019, “This is America”, de Childish Gambino - o artista, inclusive, é citado na música de Residente com “Gambino, mi hermano. Esto sí es América”. Residente mostra todas as faces da América que não é apenas os Estados Unidos.

A letra é direta e fala sobre paramilitares, guerrilhas, filhos do conflito, gangues, listas negras, jornalistas assassinados e desaparecidos, governos de milícia, perseguições, golpes de Estado, moeda desvalorizada, tráfico de drogas, os cartéis, imigrantes sem documentos, cinco presidentes em onze dias. Inclusive, há uma referência ao presidente do Brasil, que aparece ao lado de uma criança indígena.

É uma categoria por vezes subjetiva, mas o processo de julgamento é comparando e separando conteúdo de som que realmente chame a atenção. E não é apenas gostar da música, mas ver como ela e as imagens se conectam. Mas é difícil de julgar. Sobre o Grand Prix, concordamos após duas horas de conversa que era algo distinto, bonito e poderoso, e isso não seria possível se não tivéssemos diversidade na mesa de discussões”, afirmou Amani Duncan, presidente da BBH dos Estados Unidos.

O Brasil teve dois Leões de Prata, com “Sonho”, da AKQA para Nego Bala, e “Black Business Beats”, da Gut para Mercado Livre (leia aqui). O case da AKQA Coala.LAB mostra a história de prisão, esperança e resiliência de Nego Bala, no videoclipe de “Sonho”, que lançou seu álbum. Já o da GUT diz que 73% de cantores de hip hop mencionam uma marca nas letras, com grande visibilidade para elas sem custos. Mas muito rappers mencionam marcas com pessoas brancas como donas. Assim, Mercado Livre se juntou a astros do rap para criar um música que cita empresas com empreendedores negros.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022