arrow_backVoltar

Cannes Lions 2022

Índia também leva GP de Radio & Audio

20.06.22

O GP de Radio & Audio Lions vai para a Índia com "The Unfiltered History Tour" (aqui e também disponível abaixo), da Dentsu Creative de Bengaluru, a de Mumbai e a de Gurgaon para a Vice Media

O case tinha um concorrente: uma campanha do Spotify criada pela FCB New York. O que foi determinante para a peça da Dentsu conquistar o Grand Prix foi o caráter disruptivo do projeto.

The Unfiltered History Tour” é um trabalho que mostra peças do British Museum adquiridas no passado, mas que eram de outros países. O tour proposto pela Vice Media permite que os visitantes façam scan em alguns desses artefatos, como a famosa Pedra de Rosetta, e conheçam a sua história e sua “jornada ilegal”, feita na época em que foram levadas para o museu inglês. A narração é feita por pessoas que são do país original das obras.

O que pesou para esse case ganhar o GP foi recontar uma questão histórica de modo corajoso. Na época em que essas peças foram adquiridas, apesar do contexto bruto, isso era ok”, contou James Feeler (Jamute), jurado brasileiro na categoria.

Ele destacou ainda que o audio guide criado para esse projeto pode ser acessado por outras pessoas, não apenas por visitantes do British Museum. Com a narração feita por pessoas linkadas à história de cada peça, o trabalho ganhou mais força.

O Brasil levou 2 Bronzes na categoria e tinha 5 finalistas das 66 inscrições feitas este ano (leia aqui). Para Feeler, a beleza do case “Black Business Beats”, criado pela GUT para o Mercado Livre, é o empoderamento que ele gera. “Você consegue impactar com o áudio o público-alvo do projeto”, comentou.

A outra campanha laureada com Bronze, “Los Santos +3ºC", da VMLY&R para o Greenpeace, aconteceu dentro do GTA. “Era uma rádio dentro de um game, com uma construção muito boa, falando de problemas climáticos, de maneira bastante natural”, disse Feeler.

A Índia também levou o GP de Health & Welness (aqui). E mais detalhes sobre este GP aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022

/