Cannes Lions – Lars Ulrich

Baterista do Metallica fala sobre relação entre marcas e música

25.06.15

Lars Ulrich, baterista do grupo Mettalica, falou no Cannes Lions 2015 sobre a relação entre as marcas e a indústria da música, durante a palestra "Music Moving at the Speed of Culture", que contou com a participação de Jennifer Breithaupt, do banco Citi; Andrew Hampp, da revista Billboard; e de Marcie Allen, presidente e fundadora da agência MAC Presents, com foco em experiências em música e lifestyle.

Os membros do painel defenderam que a música está desempenhando um papel fundamental na construção da fidelidade do consumidor às marcas. Segundo foi apresentado, 84% dos jovens Millennials não gostam de publicidade tradicional, nem confiam nela e associar produtos e serviços ao universo musical pode ser um caminho interessante para os anunciantes, desde que haja adequação.

Nos EUA, as marcas investiram US$ 1,4 bilhão em eventos de música ao vivo em 2014, um aumento de 33% em relação ao ano anterior.

Ulrich falou sobre o que é necessário para uma banda considerar uma parceria com uma determinada marca. "Hoje em dia, os consumidores têm maior acesso aos artistas do que nunca, e vice-versa. O público não se acanha em dizer para nós o que quer, o que gosta e o que odeia - e nós fazemos o nosso melhor para ouvir e entregar o trabalho que é mais significativo para esses fãs. A chave é ser autêntico ao que a banda representa. Qualquer percepção de falsidade não será tolerada por eles", defende o músico.

O artista citou o case da parceria do Mettalica com a Coca-Cola Zero América Latina. "Eles nos deram a oportunidade de literalmente bater um recorde mundial. Nós nos tornamos a primeira banda a tocar, literalmente, em todos os continentes, ao fazer um concerto na Antártida", observou Ulrich.

A apresentação, para 120 pessoas sorteadas, foi realizada em uma espécie de redoma aquecida e climatizada. A banda tocou sem os amplificadores e os fãs ouviram as canções por meio de fones de ouvido. "Foi um dos shows mais emocionantes, mais energizados, em que eu já toquei. E foi incrível como ele foi visto nas redes sociais. Milhões de pessoas já viram o show completo no YouTube", comentou o baterista.

Já Jennifer, vice-presidente sênior de marketing de entretenimento do Citi, observou que algumas pessoas podem considerar que bancos e indústria do entretenimento são uma mistura "pouco convencional". No entanto, ela defendeu que o "entretenimento impulsiona a fidelidade à marca". "Depois de participar de um evento ao vivo, nossa pesquisa mostrou que 68% dos participantes procuraram obter mais informações sobre a marca patrocinadora na internet e 63% curtiram sua página no Facebook", citou a executiva. "Além disso, assistir a uma experiência ao vivo patrocinada por determinada marca está no topo da lista de experiências que levam as pessoas a recomendar essa mesma marca (65%), ainda mais do que a dica de um amigo (63%) e certamente mais do que um comercial para TV (52%)", completou Jennifer.

Marcie, da MAC Presents, defendeu que as empresas têm de ir além de simplesmente patrocinar uma turnê de música. É importante criar plataformas de marketing totalmente integradas. "Elementos de mídia, publicidade, experiencial e social têm de ser criativamente costuradas em conjunto para atrair o público e oferecer experiências verdadeiramente autênticas e inesquecíveis", finalizou.

O Clubeonline está no Cannes Lions e Cannes Health 2015. A cobertura é um oferecimento de A Voz do Brasil; Barry Company; Conspiração Filmes; DPZ&T; Estúdio Angels; FCB Brasil; Getty Images do Brasil; Hungryman; JWT; LBTM; Lucha Libre Audio; Miami ad School/ESPM; Movie&Art; Mullen Lowe Brasil; Paranoid; Piloto TV; Popcorn Filmes e Y&R Brasil, com apoio da Publicis Brasil.

Cannes Lions – Lars Ulrich