Clube 45 Anos

Minha Estrela Inesquecível 8 (Paulo Damasceno)

03.06.20

O Clube de Criação faz 45 anos e, para dar tempero e sabor à comemoração, o Clubeonline está recebendo de criativos, produtores e diretores de cena depoimentos para a seção "Minha Estrela Inesquecível", que destaca as histórias que estão por trás de prêmios conquistados no Festival do Clube.

Paulo Damasceno, diretor de arte da GUT, ressalta o trabalho "Whopper em Branco", criado na David para Burger King, que conquistou Estrela de Prata no 44º Anuário (2019), na categoria Restaurantes.

"Minha estrela inesquecível foi conquistada com 'Whopper em Branco'Lembram de 2018? Aquele ano em que todo brasileiro estava querendo fazer justiça nas urnas? Eita ano bom, ano em que as famílias nunca mais foram as mesmas e que o 'zap' entrou de vez na cultura brasileira, graças à quantidade enorme de notícias de robôs espalhadas por lá. Este ano talvez tenha sido um dos mais conturbados da história política do Brasil, o que foi bem complicado pra cada um de nós que inevitavelmente nos envolvemos em calorosas discussões sobre o passado, presente e futuro do nosso país.

Em meio a todo esse clima conturbado, a maioria, quase a totalidade dos clientes tende a não querer se envolver, até porque é razoável a preocupação. Posicionar-se demanda muita coragem e isso nunca foi problema para o Burger King. Dificilmente uma agência é corajosa sem um cliente corajoso.

Pois bem, o BK precisava se posicionar, mas num ambiente polarizado, hostil, onde ninguém mais pode ao menos vestir verde, amarelo ou vermelho sem passar desapercebido nas ruas. Era impossível se posicionar a favor ou contra um dos lados da disputa, mas havia um dado que foi imprescindível pra essa ideia acontecer: na época, 29% dos eleitores votariam em branco, segundo as pesquisas. E para o BK, não importava a sua posição, desde que você se posicionasse, que você fosse 'do seu jeito', autêntico em suas escolhas, fossem elas quais fossem.

Encontramos. Nosso posicionamento foi contra o voto em branco e mostramos pro Brasil que deixar de se posicionar num momento como aquele era como comer um sanduíche com ingredientes escolhidos por outra pessoa, que poderia ser inclusive feito somente de pão e cebola, e pior, que você teria de mastigar por 4 anos.

É muito difícil uma ideia furar a nossa bolha publicitária e eu, assim como todos os envolvidos no projeto, temos muito orgulho de ter visto esta ideia, com core no produto, influenciar de alguma forma as eleições presidenciais.

Depois de muita correria pra botar a ideia de pé e na rua, estávamos no 'zap' do cabeleireiro, do taxista, do porteiro, das mães, dos tiozões e do Brasil inteiro."

Leia anterior, sobre a Estrela Inesquecível de Pedro Prado, aqui.

Leia também os depoimentos da série Por que o Clube faz parte da minha história?, aqui.

Clube 45 Anos