45 Anos (7)

"Por que o Clube faz parte da minha história?" (Renata Leão)

02.06.20

Nascido em 1975, com a missão de valorizar e preservar a criatividade brasileira, o Clube de Criação completa 45 anos em 2020.

Para entender melhor a importância da entidade e sua contribuição à vida dos profissionais que integram o mercado publicitário, o Clubeonline exibe depoimentos que explicitam, sublinham e emolduram esta poderosa relação.

Vamos ver o que nos conta Renata Leão, diretora de criação da WMcCann.

"O Anuário do Clube de Criação foi - literalmente - o norte da minha carreira e fez parte da minha formação como publicitária.

Quando comecei na indústria, em fevereiro de 2000, tinha acabado de me formar em Psicologia na UFRJ e tive a oportunidade de vir para São Paulo estagiar como redatora. Nessa agência, Rodrigo Leão (hoje CEO da Casa Darwin) era o diretor de criação no comando e me recomendou - como exercício de critério criativo - a leitura dos 25 Anuários que tinham sido publicados até então, desde a fundação do Clube de Criação (em 1975).

Afinal, o Anuário é, e sempre foi, uma das mais respeitadas publicações sobre propaganda que já existiu. E nele encontra-se as melhores campanhas e peças publicitárias feitas no país, a cada ano.

Foi folheando milhares de páginas de Anuários que consegui entender a diferença entre o que é 'propaganda' e o que é 'propaganda boa de verdade'. Fun fact: já li todas as edições publicadas até hoje.

A leitura sistemática dos Anuários sempre me trouxe inspiração, não apenas pela peças vencedoras, mas também pela exposição de fichas técnicas - ou seja - as agências, os clientes e os criativos que estavam por trás daquelas ideias incríveis.

O Anuário do Clube de Criação me ensinou a alinhar a minha carreira com o tipo de trabalho que eu tinha interesse em fazer pelas próximas duas décadas da minha vida.

O site do Clube de Criação também é uma excelente ferramenta de trabalho, por duas razões: 1) te informa sobre o que amigxs das outras agências estão fazendo e 2) é leitura obrigatória para criativos iniciantes, por mantê-los a par da qualidade do trabalho que se espera deles.

Ao vivenciar outro privilégio na carreira, que é frequentar os Festivais do Clube de Criação, aproveito a oportunidade de cada evento para reencontrar amigxs queridxs, não apenas de agências, mas também de produtoras, e que foram (e muitos ainda são) parte integral da minha vivência profissional. Nos palcos, observo profissionais que me inspiram, e tento aprender com suas reflexões e provocações durante os debates, painéis e palestras.

Outra forma que o Clube de Criação entrou na minha história profissional foi ao me proporcionar a vivência privilegiada de ser convidada, não apenas para ser jurada em Anuários, mas também para participar de debates no Festival.

Em restrospecto, na minha experiência, a Estrela que simboliza o Clube de Criação sempre foi meu norte, me forçando à análise diária do nosso papel como publicitários e criativos, e nos lembrando da imensa responsabilidade que temos com a qualidade do material que a nossa indústria produz todos os dias."

Leia depoimento anterior, de Sleyman Khodoraqui.

Veja também as declarações da série "Minha Estrela Inesquecível", aqui.

45 Anos (7)