Clube Insights – Inscreva-se!

Leonardo Nogueira, diretor de dramaturgia da Globo, + super time

15.10.20

O projeto Clube Insights, uma realização do Clube de Criação com apoio institucional da Rede Globo, traz o mundo do audiovisual para uma live que vai mostrar o outro lado da vida de um diretor da área de dramaturgia, um setor da TV brasileira que é referência no planeta. Quem estará no painel na quarta-feira 21, às 19h, é o diretor artístico Leonardo Nogueira, da Globo, que dirigiu, entre outras produções, "Em Família", novela de Manoel Carlos.

Ele será entrevistado por um super time formado por Andrea Siqueira, diretora executiva de criação da BETC/Havas, Marcelo Reis, copresidente da Leo Burnett Tailor Made, e Zico Farina, lead creator da Suno United Creators. Um dos temas abordados será a complexidade do trabalho de um diretor e suas frentes de criação, que vão do roteiro à cena que vai ao ar.

As inscrições são gratuitas e estão abertas, aqui. Mas seja rápido, porque as vagas são limitadas.

Leonardo iniciou sua carreira em 1988, como estagiário de direção na novela “Torre de Babel”, de Silvio de Abreu. Na época, ainda cursava publicidade. Três anos depois começou a oficina de direção na Globo. Em 2003, foi assistente de direção da novela das oito “Mulheres Apaixonadas”, mais uma obra de Manoel Carlos.

Trabalhou nas temporadas de 2006 e 2007 de "Malhação" como integrante da equipe de direção. Em 2010, assinou sua primeira direção geral, também com a série.

Ele fez parte do time de direção da novela das oito "Caminho das Índias", de Gloria Perez, exibida em 2009, no mesmo ano em que conquistou o Emmy Internacional de Melhor Telenovela. No time de diretores estavam Fred Mayrink, Luciano Sabino, Roberto Carminatti, Marcelo Travesso e Marcos Schechtman. Em 2014, Leonardo assumiu, pela primeira vez, a direção geral de uma novela das nove: "Em Família".

Entre as produções em que esteve envolvido, estão "Aquarela do Brasil", "Os Maias", "Cabocla", "América", "Páginas da Vida", "Viver a Vida", "Salve Jorge", "Sol Nascente", "O Tempo Não Para" e "Filhas de Eva".

Como diretor artístico e de dramaturgia, sua conceituação evidencia um olhar apurado que pauta suas escolhas de linguagem, estética, fotografia e movimentação de câmera.

Pai das gêmeas Antônia e Sofia, de seu casamento com Giovanna Antonelli, Leonardo é flamenguista de coração, ex-tenista e degustador de vinhos nas horas vagas.

Prepare a agenda

Clube Insights prevê 16 rodadas de palestras, entrevistas ou bate-papos, uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, com nomes expressivos do cenário da comunicação nacional e internacional, tendo como força motriz o valor da criatividade. Nesta semana, tivemos Marcello Serpa, ex-sócio, presidente e diretor de criação da AlmapBBDO.

Depois da live com Leonardo Nogueira, será a vez de um painel da AKQA, com o tema “I want my MTV”.

Em novembro, já estão confirmados Toni Segarraum dos mais importantes criativos da Espanha, que será entrevistado por João Daniel Tikhomiroff (no dia 04); e Marcel Marcondes, CMO da AB Inbev nos Estados Unidos (no dia 18), que será entrevistado por Gabriel Schmitt, Co-Chief Creative Officer da FCB NY.

Mais detalhes sobre as próximas lives podem ser conferidos na landing page do projeto.

E veja como foram as lives anteriores com:
Fabio Fernandes.
Carlos Bayala.
Washington Olivetto.
Javier Campopiano.
Dedé Laurentino .
Susan Hoffman.

Em breve, vamos publicar a live com Marcello Serpa no nosso canal no YouTube.

Clube Insights – Inscreva-se!