Clube Insights

Projeto recebe criativo responsável por 'It’s a Tide Ad'. Inscrições abertas

15.09.20

O segundo convidado internacional do Clube Insights, uma realização do Clube de Criação com apoio institucional da Rede Globo, é o argentino Javier Campopiano, CCO da Grey Group Europe. Ele é o diretor de criação responsável por campanhas de Tide que se tornaram referências.

Na próxima quarta-feira, 16, às 18h, Campopiano será entrevistado por Renato Fernandez, Chief Creative Officer da TBWA\Chiat\Day de Los Angeles, via Zoom. As vagas são limitadas. Então, corra. As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser feitas por aqui. E atenção: não haverá tradução simultânea. Palestra será em inglês.

A carreira de Campopiano envolve agências de diferentes países. Seu início foi em um negócio próprio, em 1997, quando abriu uma pequena boutique de design e comunicação em Buenos Aires. Três anos depois, o portfólio que construiu o levou para a Ogilvy, onde trabalhou com marcas como Motorola, Kimberly Clark, Hellmann's, Fanta e Sprite. Lá, passou a liderar a equipe Latam de Hellmann’s.

Em 2005, Campopiano foi para a J. Walter Thompson Buenos Aires, na qual se envolveu em um hub regional para projetos globais para marcas da Unilever, como Knorr e Sunsilk (Seda). Dois anos depois foi para a Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi.

Em 2010, nova mudança. Tornou-se diretor de criação da DraftFCB Buenos Aires e diretor executivo de criação da FCB Latam. Sob sua liderança, a FCB foi a agência argentina mais premiada no Cannes Lions de 2012. Nesse mesmo ano, em dezembro, assumiu como diretor de criação na FCB New York. Campopiano trabalhou para marcas como Oreo e Amtrak.

Em 2014, Pablo Del Campo, fundador da Del Campo Nazca S&S, tornou-se diretor criativo global da Saatchi & Saatchi e convocou Campopiano para sua equipe, atuando no escritório de Miami. Foram 18 meses com trabalhos que reafirmaram a reputação criativa da rede nos EUA, com cases premiados para clientes como Toyota, Tide, Crest e T-Mobile.

De volta à Nova York, em setembro de 2017, mas como CCO na Saatchi & Saatchi NY, ele e seu time criaram trabalhos premiados para as maiores contas da agência, P&G e Walmart. Algumas dessas campanhas ajudaram a Saatchi NY a ter um dos melhores anos de sua história no Cannes Lions de 2017, quando a agência conquistou 13 Leões, sendo cinco de Ouro.

Em 2017, uma das campanhas de Tide para o Super Bowl, “Bradshaw stain”, repercutiu intensamente nas redes sociais. A ideia consistiu em colocar uma mancha vermelha na camisa de Terry Bradshaw, famoso locutor do torneio. As pessoas começaram a tuitar intensamente, alertando para a sujeira. Mas tratava-se do conceito da marca para o intervalo (veja aqui).

No ano seguinte, outra campanha de Tide para o Super Bowl fez história. “It’s a Tide Ad” conquistou cinco Leões de Ouro, Grand Prix de Film e um Titanium Lions no Festival de Cannes; Black Pencil no D&AD Best in Film no The One Show. O ator David Harbour, que estava em alta com a série da NetflixStranger Things”, surgiu em vários cenários de outras campanhas para mostrar que, se há roupas limpas, então se trata de um #TideAd (confira o vídeo abaixo).

O conceito rapidamente viralizou, tornando-se um meme nas redes. O case foi desenvolvido por um time globalizado, com profissionais dos EUA, do Peru, Brasil, da Itália, Venezuela, Austrália e Argentina.

Em junho de 2018, Campopiano deixou os EUA com destino ao México, onde se tornou CCO e sócio da FCB local. Mas ele ficou pouco tempo lá. Em agosto de 2019, o criativo abriu mais um capítulo em sua carreira, ao mudar para a Grey Group Europe, estabelecendo-se entre Londres e Madri.

Saiba sobre os próximos convidados na landing page do projeto.

Veja aqui como foram as lives com:
- Fabio Fernandes;
- Carlos Bayala.