Clube + Vozes

Profissionais pretos em live no Instagram do Clube

10.06.20

A luta antirracista vem se intensificando por conta de acontecimentos trágicos recentes envolvendo a população preta. Multidões foram para as ruas em protesto. As hashtags #BlackLivesMatter e #VidasNegrasImportam – adotada no Brasil - se espalharam pelas redes e jogaram luz sobre questões raciais. Como forma de ampliar esse debate, surgiu um movimento no país que consiste na ocupação de perfis famosos nas redes, como a página do ator Paulo Gustavo no Instagram, por vozes negras – neste caso, pela filósofa Djamila Ribeiro. A iniciativa foi replicada por outros nomes influentes na mídia social.

Inspirada por esse movimento, Patrícia Santos, CEO da EmpregueAfro, sugeriu ao grupo Desenquadradas (coletivo feminino que reúne profissionais do mercado de comunicação) que espaços de influenciadores brancos ligados ao mundo dos negócios fossem ocupados, com o objetivo de dar mais visibilidade a negócios e atividades de profissionais e empreendedores negros. Em menos de 24 horas de conversas no WhatsApp, elas criaram uma rede poderosa de conexões. E assim nasceu o movimento #VozesNegrasImportam.

Influenciadores e profissionais relevantes em suas áreas cederam suas contas no Instagram, Linkedin e Twitter, com ações iniciadas nesta terça-feira, 09. O grupo informa que não há data para terminar. Já são mais de 40 vozes negras ocupando esses espaços, entre elas Nina Silva, CEO do movimento Black Money; Monique Evelle, CEO do Desabafo Social e sócia da Sharp; a drag queen Satine (Caio Rincon); e Lisiane Lemos, indicada na lista Forbes Under 30 em 2017. O que se busca com a ação é equidade e que essas vozes se fortaleçam e ecoem na sociedade.

A partir desta iniciativa, o Clube de Criação também abriu seu perfil no Instagram para que outras vozes se manifestem para discutir o mercado, entre outras questões. Joanna Monteiro, presidente do Clube, explica que a ideia se transformou no projeto Clube + Vozes, que estreia nesta quarta-feira, às 19h. Uma série de lives com profissionais pretos está programada para este mês de junho.

A abertura se dá com os redatores Thamara Pinheiro e Felipe Silva. Thamara entrou na JWT pelo programa 20/20, hoje está na Soko e já é dona de um Leão de Ouro. Felipe criou o projeto Escola Rua, que procura incluir no mercado pessoas que estudaram em universidades periféricas, por meio da oferta de um curso de criação de excelência.

Na quinta-feira, a live do Instagram terá como protagonistas Paulo Damasceno, diretor de arte da Gut e um dos criadores do case “Whopper em Branco”, na David, para Burger King, e Andressa Cruz, redatora na Wunderman Thompson. Ela tem mais de seis anos de experiência na área de comunicação, tendo passado por agências como CuboCC e FCB Brasil.

E na sexta é a vez de Vanessa Ferreira, diretora de arte e artista plástica, também chamada de Preta Ilustra, integrante do coletivo Petras Ilustram, e Samuka, como é conhecido o diretor de arte Samuel de Paula Gomes, que tem no currículo passagens por agências como Bullet, New Vegas, We e Wunderman.

Ao todo, o Instagram do Clube somará 13 lives durante o mês de junho. Esta é a primeira fase do projeto. Depois disso, novas lives serão organizadas até o final do ano, com a proposta de abrir espaço para questões ligadas à diversidade.

Estamos estruturando um programa para amplificar as vozes e as imagens”, diz Joanna.

Para acessar o Instagram do Clube, clique aqui.

O redator Guter Sá é o responsável pela publicação das notas do Clube nesta rede e vai acompanhar a operação das lives. Ele fez a direção de arte dos layouts deste primeiro ciclo de lives.

Clube + Vozes