Clube + YouTube

Fadas, Rayssa Leal e um conto de skate

01.07.22

O Clube de Criação e o YouTube Works, premiação do YouTube, estão juntos em uma curadoria de cases que utilizaram a plataforma de maneira criativa, eficaz e inovadora. Ao longo desta semana, estamos apresentando alguns trabalhos finalistas ou premiados no Cannes Lions 2022.

Shortlist na categoria Film Lions, o filme “Novas Fadas” (assista abaixo) traz a skatista Rayssa Leal como protagonista, dentro da campanha global “Vai no Novo”, de Nike. O comercial criado pela Wieden+Kennedy quer mostrar que, no skate brasileiro, há espaço para muitas outras fadas realizarem seus sonhos por meio do esporte. Rayssa aparece em ruas isoladas enquanto surgem elementos que lembram a estética “Disney”, com trilha de conto de fadas e asas de fada acompanhando a atleta.

A jornada de Rayssa é uma inspiração para meninas ao redor do mundo. Mostra que é possível ser criança e acreditar em contos de fadas, mas, ao mesmo tempo, ter coragem e adentrar em um espaço que antes não era considerado para meninas”, declara Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.

A ação levava os consumidores do YouTube a conhecer looks inspirados na atleta, demonstrando assim o componente de Business Impact que se busca nas plataformas para gerar resultados de negócios. A presença de Rayssa traz ainda a ideia de Social Impact, promovendo a diversidade e inclusão de meninas em um esporte. A ação foi lançada pouco depois de suas conquistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde ganhou medalha de prata na categoria Skate Street, e se tornou um fenômeno nacional, com grande repercussão em mídias sociais. A marca, rapidamente, foi de encontro a esse “Moment”, reagindo positivamente a um contexto cultural.

Muito honrado em saber que o filme da Fadinha conquistou Bronze em Cannes. Compartilho o sentimento com o brilhante time que deu vida a ele: Cacá Barabás, Renan Molin, André Pallú, Mari Borga, Edu Lima e Renato Simões, da Wieden+Kennedy, as irmãs Fridman, Doug Bernardt e Bibi, da Stink, e todo equipe parceira da Nike, Rapha Peres, Lívia Pinheiro, Gui Mortensen e Jesse Long, sem os quais este filme não teria nascido”, comenta Fabiano Higashi, diretor de criação e head of art da Wieden+Kennedy.

Ele observa que Rayssa estourou na internet e nela manteve seu curso – com vídeos virais, entrevistas e manobras, enquanto crescia como atleta, conquistando milhões de likes. “Sabíamos que nossa audiência, composta na sua maior parte por fãs, estaria prioritariamente ali, no YouTube e nos celulares. Para a geração Z, Rayssa é o suprassumo da história de superação: com seu skate e sua fantasia, saltou dos degraus de uma pacata calçada em Imperatriz, no Maranhão, ao pódio do maior evento esportivo do mundo. Ou seja, ela é a própria fada. O filme simplesmente se ateve a essa premissa”, completa.

Campanhas com esse tipo de impacto, por meio de filmes ancorados em fenômenos culturais de longo alcance, têm sido utilizadas como meio de criar conexão entre marcas e pessoas, mas visando uma comunicação de grande alcance. O vídeo da Nike com Rayssa já conta com mais de 8,2 milhões de visualizações no YouTube, indo muito além dos fãs.

O YouTube Works Brasil, que celebra a criatividade, a eficiência e a inovação por trás de campanhas veiculadas, é uma boa oportunidade para checar trabalhos similares.

O prêmio está com inscrições abertas. Clique aqui para saber mais.

Leia os cases anteriores, “Tide Vs. Dr. Strange, luta que movimentou os fãs da Marvel”, aqui. E também “Vax That Thang Up, um rap contra a pandemia”, aqui. E o “Eat a Swede, uma história satírica em 18 minutos”, aqui.

________________________________________
Este conteúdo é um publieditorial do YouTube no Clubeonline. O “Pin” que marca esta nota, no alto à direita, quando vista na home, é uma identificação por este material ser diferenciado.

Clube + YouTube