Clube + YouTube

Tide Vs. Dr. Strange, luta que movimentou os fãs da Marvel

28.06.22

O Clube de Criação e o YouTube Works, premiação do YouTube, estão juntos em uma curadoria de cases que utilizam a plataforma de forma criativa, eficaz e inovadora. Ao longo da semana passada e desta, estamos apresentando de forma mais detalhada alguns trabalhos finalistas ou premiados no Cannes Lions 2022.

Desta vez, mostramos a campanha Tide Vs. Dr. Strange”, finalista na categoria Entertainment Lions. A ação começa com o teaser "Marvel Teaser Or Tide Ad?”, criado pela Saatchi NY para Tide, que demonstra a capacidade do YouTube de gerar conversas com a comunidade de fãs do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), alimentando as pessoas de conteúdo.

A ação aproveitou a ansiedade dos fãs da Marvel com o lançamento de “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” para soltar um teaser com David Harbour, o Guardião Vermelho do filme “Viúva Negra”, em que ele se lamenta por ter uma misteriosa mancha em sua camisa. Sem que ele perceba, um portal bastante conhecido na história do Doutor Estranho se abre atrás dele, e uma mão aparece para roubar a embalagem de Tide.

Ao ver que seu sabão de lavar roupa não está mais lá, Harbour responde com uma simples frase: “Estranho”. Harbour já é garoto-propaganda de Tide há alguns anos, desde o sucesso de It's a Tide Ad” em 2018, e é figura constante nos intervalos do Super Bowl. Houve comoção pelo teaser, e inúmeras teorias sobre o quanto aquilo poderia dizer algo sobre o novo filme.

Em seguida, a marca veiculou o filme “Tide Vs. Dr. Strange”, que mostra inúmeros easter eggs, incluindo o momento em que uma “mão misteriosa” sai do portal e rouba o Tide. No comercial, há uma luta entre outro personagem da franquia, Wong, e a capa do Doutor Estranho por um sanduíche “Tuna Melt” - trata-se de uma referência a um dos filmes da Marvel em que os dois personagens falam sobre o tuna melt, grande desejo de Wong. No final, o Tide de Harbour é “recolhido” para lavar a capa.

"A gente fala muito sobre como o YouTube é a plataforma da intencionalidade, de quem busca e está curioso, interessado pelo conteúdo. Esse é um belíssimo exemplo do poder que só o YouTube tem de conectar múltiplas narrativas culturais e dar profundidade para os fandoms”, comenta Zé Lucas de Paula, head of Creative Works do Google.

Um filme de um minuto, no melhor estilo multiverso, se abre para buscar quase uma hora de conteúdo na plataforma - como um portal. “É um case sobre portais de multiverso, que mostra pra gente que o YouTube é um multiverso em si", diz.

A possibilidade de “Meeting the moment” e de criar uma reação rápida e ágil a contextos culturais é um dos valores principais do YouTube para as marcas.

Trabalhos como esse, que demonstram o potencial da plataforma para gerar conversas e conectar fãs através de narrativas, estão presentes no YouTube Works Brasil, que celebra a criatividade, a eficiência e a inovação por trás de campanhas veiculadas no YouTube. O prêmio está com inscrições abertas. Clique aqui para saber mais.

Confira o filme teaser e a campanha "Tide Vs. Dr. Strange" abaixo.

Leia o case anterior, “Vax That Thang Up, um rap contra a pandemia”, aqui.

Nesta quarta-feira, 29, destacaremos outro case e seus bastidores. Aguarde!

Este conteúdo é um publieditorial do YouTube no Clubeonline. O “Pin” que marca esta nota, no alto à direita, quando vista na home, é uma identificação por este material ser diferenciado.

Clube + YouTube