Com sangue (de novo?)

Revista impressa com tinta contendo HIV. Criação da S&S

07.05.15

Saatchi & Saatchi Suíça criou para a revista masculina Vangardist, publicada em alemão e inglês, ação que tem como objetivo "acabar com o estigma social em torno do HIV".

Três mil cópias de sua edição de primavera foram impressas com tinta contendo sangue soropositivo para HIV, doado por três pessoas que vivem com o vírus. O lançamento das edições ocorre próximo à realização do Life Ball, que esse ano será no próximo dia 16, para oferecer apoio aos portadores do vírus da Aids. O evento acontece todos os anos em Viena, cidade natal da Vangardist.

Segundo a agência, a revista foi "produzida de acordo com os mais rigorosos controles e utilizando processos desenvolvidos com base nas diretrizes estabelecidas pelas universidades de Harvard e Innsbruck, o que assegura que o manuseio das cópias físicas da revista não ofereça qualquer risco de contaminação".

A equipe editorial da Vangardist está comprometida a lidar com uma grande variedade de assuntos que afetam nossos leitores. Acreditamos que, por sermos uma revista que trata de estilos de vida, temos a responsabilidade de abordar os assuntos que estão moldando a sociedade atual. Em 2013, foram 80% mais casos confirmados de HIV do que há 10 anos e há uma estimativa de que 50% dos casos de HIV são detectados tardiamente devido à falta de testes, causada pelo estigma social associado ao vírus. Isso nos pareceu um assunto muito relevante não só editorialmente, mas também de um ponto de vista mais amplo de comunicação", observa Julian Wiehl, editor da Vangardist.

Quando a Vangardist nos abordou buscando ajuda para aumentar a sensibilização com relação a essa importante causa envolvendo o Life Ball, em Viena, tivemos certeza de que havíamos encontrado um cliente muito corajoso. Com esse projeto único, queríamos criar uma resposta rápida, transformando o meio de comunicação na verdadeira raiz do estigma - imprimindo todas as palavras, linhas, fotos e páginas da revista com sangue de pessoas com HIV. Quando seguram a edição em suas mãos, os leitores imediatamente quebram esse tabu", defende Jason Romeyko, diretor executivo de criação da Saatchi & Saatchi Suíça.

A revista está disponível para assinantes desde o último dia 28 de abril.

A campanha também convida o público a se engajar à causa, digitando nas redes sociais a hashtag #HIVHEROES. As pessoas interessadas em se envolver mais poderão participar de um leilão online, que acontecerá em fase posterior da campanha, na qual outras cópias da revista serão vendidas para levantar fundos para organizações relacionadas ao HIV.

Esta semana, a Ogilvy Brasil anunciou a criação de cartazes que contêm sangue de portadores do HIV para a ONG Grupo de Incentivo à Vida (leia aqui).

Com sangue (de novo?)