Comerciais para Cannes

Entidades voltam a se posicionar contra produção 'gratuita'

03.02.16

Como em 2015, entidades ligadas à área da produção publicitária enviaram comunicado aos seus associados, por meio do qual orientam a "não aceitar a utilização de seu tempo nem de seus equipamentos, estúdios e serviços, de forma gratuita, na produção dos chamados 'filmes para Cannes' ou para outros festivais publicitários."

Assinam o texto, entre outras associações, a APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), a ABELE (Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Equipamentos e Serviços Audiovisuais), o SINDCINE (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual) e a UDFSP (União dos Diretores de Fotografia de São Paulo).

Confira abaixo o comunicado na íntegra:

"Nesta data as associações abaixo assinadas (ordem alfabética) renovam a recomendação feita em 2015 a seus associados para que não aceitem a utilização de seu tempo nem de seus equipamentos, estúdios e serviços, de forma gratuita, na produção dos chamados 'filmes para Cannes' ou para outros festivais publicitários.

Dentre as razões podemos citar a alta do dólar associada ao momento recessivo do país, que elevaram os custos gerais de produção, criando um ambiente de negócios onde não há mais como solicitar que pessoas, espaços e equipamentos sejam colocados para trabalhar sem remuneração.

No entanto, cabe ressaltar que a cadeia produtiva colabora e continuará colaborando com a produção de filmes beneficentes ou filantrópicos, desde que tenham sido devidamente encomendados por ONG's ou entidades sem fins lucrativos e que estejam destinados a veiculação gratuita pelas emissoras em campanhas de cunho social.

Contamos com a compreensão das Agências e Anunciantes, certos de que a medida aqui anunciada continuará contribuindo para o fortalecimento ético e profissional do nosso mercado.

ABELE – Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Equipamentos e Serviços Audiovisuais

ACASP – Assistentes de Câmera Associados do Estado de São Paulo

APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais

ASTIM – Associação dos Técnicos em Iluminação e Maquinaria

SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo

SINDCINE – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual

SATED - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de São Paulo

UDFSP – União dos Diretores de Fotografia de São Paulo"

Leia anterior sobre o assunto aqui.

Comerciais para Cannes