Conar e Procons

Proteste acusa Guaraná Antarctica Black de 'propaganda enganosa'

11.02.15

A associação de consumidores Proteste anuncia que entrou com uma representação no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e nos Procons de São Paulo e do Rio de Janeiro acusando a campanha de comunicação do lançamento do Guaraná Antarctica Black de "propaganda enganosa".

Lançado em janeiro pela AmBev, o produto é apresentado como uma mistura do tradicional refrigerante de guaraná com o "sabor do açaí". No entanto, segundo a entidade, a bebida "não tem a fruta na lista de ingredientes descritos no rótulo".

Procurado pelo Clubeonline, o Conar informa que irá apurar a questão, depois de ter recebido várias reclamações de consumidores, questionando a veracidade da apresentação do produto. De acordo com o Conselho, a denúncia da Proteste não consta no processo, mas será anexada, caso o Conar receba a queixa. O caso irá a julgamento em março.

A Proteste informa que solicitou alterações nas embalagens e nas campanhas publicitárias do produto, solicitando que seja retirada qualquer menção à "açaí" e "frutas da Amazônia", inclusive na forma "sabor de açaí".

A associação informa que são listados os seguintes ingredientes na embalagem da bebida: água gaseificada, açúcar, extratos de cenoura roxa e hibisco, extrato de guaraná, corante caramelo IV, acidulantes, ácido fosfórico e ácido cítrico, emulsificante goma acacia, aromatizante e regulador de acidez citrato de sódio.

A Proteste pede também que o Conar recomende a realização de "contrapropaganda pela empresa, de forma a melhor esclarecer todos os consumidores que já foram e continuam sendo atingidos pela propaganda enganosa."

O Conar, por outro lado, esclarece que "não existe essa pena (de contrapropaganda) no Código de Autorregulamentação Publicitária."

Aos Procons, a Proteste solicitou "providências (...) junto à empresa denunciada, sobretudo no sentido de obter esclarecimentos para elucidar se de fato o refrigerante contém açaí em sua composição e em qual quantidade (percentual sobre o produto final), com a devida apresentação de laudos técnicos que comprovem o alegado".

A Proteste também reivindica que a empresa informe "por que este dado (suposta presença de açaí) não está atualmente presente na lista de ingredientes da bebida."

Caso a presença de açaí na bebida não puder ser comprovada, ou se for insignificante a ponto de não compor a lista de ingredientes, a Proteste quer que haja "alteração da rotulagem do Guaraná Antarctica Black, as campanhas publicitárias e outros materiais informativos."

No final de janeiro, vários internautas questionaram a presença do açaí na composição da bebida, gerando polêmica nas redes sociais. Na ocasião, a AmBev encaminhou ao G1 o seguinte posicionamento: "Na formulação, utilizamos notas de aroma natural de açaí para compor o aroma final do produto. Por isso, devido a uma questão técnica, o aroma natural de açaí não está discriminado entre os ingredientes, mas segue declarado na lata e na comunicação como 'Frutas da Amazônia: guaraná e sabor açaí'".

Confira a campanha "Se joga no escuro", criada pela DM9DDB para promover o lançamento do Guaraná Antarctica Black, aqui.

Conar e Procons