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Concorrência global

Volkswagen define agências

25.11.18

A Volkswagen anuncia os vencedores de sua concorrência global: o Grupo WPP ficará com o atendimento da marca na América do Norte, o Omnicom mantém os negócios na América do Sul (o que significa que a AlmapBBDO continua como agência da montadora no Brasil) e também na Europa (onde Adam&Eve/DDB é a agência líder) e Cheil Worldwide permanecerá como principal agência na China.

Uma fonte da Adweek com conhecimento do assunto disse que um grupo multi-agências que atenderá a conta pelo WPP será chamado VW Partnership e que David Miami, Geometry e Possible desempenharam papéis-chave na concorrência.

De acordo com comunicado da matriz da montadora na Alemanha, a VW já estabeleceu quatro “powerhouses” regionais com o objetivo de aumentar a eficiência de seus programas de marketing em todo o mundo.

"Investimos muito dinheiro com mídia paga no passado, [e] queremos mudar isso", disse o CMO Jochen Sengpiehl à imprensa alemã, em abril, ao anunciar a concorrência.

Por isso, a empresa busca reduzir sua rede de “cerca de 40 agências para três agências líderes”, transferindo uma porcentagem maior de seu gasto total para o digital.

"A marca Volkswagen planeja melhorar sua eficiência de marketing em cerca de 30% até 2020, ao mesmo tempo em que mantém seu orçamento de marketing aproximadamente estável em 1,5 bilhões de euros (US $ 1,7 bilhão)", inforou a Volkswagen, em comunicado. A participação dedicada ao digital, que era de 25% em 2015, será superior a 50% até 2020.

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

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