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Consumo

Poder de compra da classe C cai

09.05.07

Pela primeira vez nos últimos dez anos, a classe C, que reúne famílias com renda média mensal de R$ 1.050, perde poder de compra, no Brasil.


Isso porque esse extrato perdeu, neste ano, participação no bolo do consumo privado nacional, projetado para 2007 em R$ 1,5 trilhão. Essa faixa da população, em 2007, deverá responder por 25,7% das compras, versus 27,3%, em 2006.


Os dados são de estudo da consultoria Target Marketing, sobre o potencial de consumo do mercado brasileiro. Para projetar o potencial de consumo das famílias, levou-se em conta o crescimento de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano e o aumento de 1,57% da população.


O estudo indica ainda que as classes B1 e B2 passam a ser o grande alvo do consumo, este ano, com renda média mensal familiar de R$ 3.780 e R$2.135, respectivamente.


A classe B1 deve responder, em 2007, por 22,2% do consumo e por 10% dos domicílios, ante 19,8% e 8,7% em 2006, respectivamente.

A participação no consumo da classe B2, que era de 19,3%, em 2006, deve fechar este ano em 20,2%. No total dos domicílios, essa fatia aumentou de 15,4% em 2006 para 16,4% este ano.


Com informações da Agência Estado.

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