arrow_backVoltar

Contas em movimento

LATAM confirma grupo de agências global

10.08.15

Conforme adiantamos por aqui, o Grupo LATAM, que opera com as marcas LAN e TAM, será atendido pelo Interpublic Group (IPG) nos mercados da América, Europa e Oceania, locais onde a empresa possui operações.

Segundo a holding, o processo de concorrência contou com a participação de "cinco grandes grupos".

"A seleção levou em conta a presença da rede de agências nas regiões em que as empresas do Grupo LATAM operam; o histórico de trabalho/contato com esses grupos; a estrutura, governança e currículos das empresas; o feedback de clientes e parceiros; o grau de complexidade de implementação de cada agência no dia-a-dia de TAM e LAN; as ferramentas disponíveis e utilizadas por cada um, e, por fim, a realização de um job teste, com exercício criativo e estratégico", informa o anunciante.

"Todos os grupos apresentaram propostas de alto nível e estamos muito contentes com a finalização desse processo. Temos um grande desafio que é o lançamento da marca LATAM no primeiro semestre de 2016. Agora, o foco do nosso trabalho será promover uma imersão do Interpublic Group (IPG) na cultura das nossas empresas e executar a implantação de um plano de trabalho global. Com os atuais parceiros, uniremos esforços para garantir a finalização dos projetos em andamento até o fim deste ano", conta Jerome Cadier, vice-presidente de marketing do Grupo LATAM Airlines.

O novo parceiro de comunicação e marketing da LATAM será responsável pelo planejamento, criação, mídia, desempenho, redes sociais e CRM nos 24 países em que operam atualmente TAM e LAN.

O IPG irá se basear em uma agência nova, integrada e independente – chamada Graphene – que será inteiramente dedicada à LATAM Airlines.

A equipe do IPG será liderada pela McCann Worldgroup e pela IPG Mediabrands, formada por profissionais e ferramentas da McCann, Initiative Media, Reprise, Cadreon, MRM//McCann e Craft, além de um executivo sênior do IPG.

No Brasil, a TAM era atendida pela Y&R e pela Wunderman, ambas do grupo WPP, e a TAM Viagens pela DM9DDB. Para Eduardo Costa, diretor de marketing da TAM Linhas Aéreas, a relação com essas agências se mostrou um modelo a ser seguido. “Estamos muito satisfeitos com o que construímos até agora com esses parceiros e agradecidos pelo competente trabalho desenvolvido. Porém, temos novas metas e novos desafios para o Grupo LATAM que demandam um novo modelo para nossas equipes de marketing e publicidade”.

A plataforma Nas Nuvens está na carteira da New Content e segue em concorrência independente.

Contas em movimento

/