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Coronavírus II

O impacto do novo vírus sobre a cerveja Corona

26.02.20

O que parecia ser apenas assunto para memes não tem se limitado a brincadeiras na internet. Para a cerveja Corona, o novo coronavírus, também chamado Covid-19, tem reais impactos sobre os negócios. A associação entre a doença que eclodiu na China e a marca mexicana, ainda que soe absurda, mexeu com os consumidores.

A intenção de compra da marca nos EUA, segundo dados da YouGov, empresa de pesquisa de mercado e data analytics, caiu para o menor nível em dois anos. A pontuação da Corona era de 75 no início do ano. Agora, com a epidemia se alastrando, caiu para 51. A análise é feita com base no monitoramento da opinião de consumidores que ouviram coisas positivas ou negativas sobre a marca.

Além disso, as ações da Constellation Brands, fabricante da cerveja Corona – que está no portfólio da AB Inbev -, caíram 8% nesta semana na bolsa de Nova York.

Queda da AB Inbev

As previsões da AB Inbev para o primeiro trimestre deste ano também demonstram o efeito do coronavírus sobre o mercado – e neste caso não se trata apenas da marca Corona. A companhia calcula redução de 10% na receita, impactada, entre outros fatores, pelas quedas de venda na China.

A companhia, que vende mais Budweiser na China do que nos EUA, revelou que o novo vírus reduziu em US$ 285 milhões sua receita no país asiático nos primeiros dois meses deste ano. Um dos argumentos, dados por Carlos Brito, CEO da AB Inbev, à CNBC é o profundo impacto sobre a vida noturna no país, que até prolongou o feriado de Ano Novo (25 de janeiro no calendário lunar) como medida para conter o avanço da doença (leia aqui).

No Brasil, os resultados não estão satisfatórios também, mas devido ao comportamento do mercado como um todo. O primeiro caso de coronavírus no país foi confirmado na quarta-feira (26).

Post polêmico

Nos Estados Unidos, a Corona está experimentando reações negativas a um tweet promocional que fala de novos sabores do produto Corona Seltzer chegando ao mercado (veja o post aqui). A mensagem diz “desembarcando em breve”. Consumidores reclamaram de ser um péssimo momento para tal abordagem.

Para a CNBC, um porta-voz da marca declarou que a empresa continuará investindo na estratégia. A Constellation Brands tinha anunciado no mês passado que deve investir US$ 40 milhões em marketing para divulgar os quatro novos sabores da Corona Seltzer, uma novidade nas prateleiras.

Coronavírus II

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