arrow_backVoltar

Desconverte

Criativos em projeto que combate a intolerância religiosa

05.07.16

A redatora Leticia Hanower e o diretor de arte Rafael Kurosawa, ambos da Havas, apresentam um projeto, criado de forma independente, que quer combater a intolerância religiosa: o "Desconverte".

Trata-se de um site que funciona como uma espécie de "tradutor": o internauta escolhe uma expressão popular de origem católica, seleciona uma outra religião - como espiritismo, budismo ou umbanda - e a "desconverte".

O resultado é a expressão reformulada para a crença escolhida e uma pequena explicação sobre as principais diferenças. Por exemplo, ao escolher a expressão "Graças a Deus" e a "desconverter" para o Ateísmo, ela se torna "Ainda bem". "Não acreditando em uma divindade, os ateus não atribuem a Deus algo bom que aconteceu, muito menos às suas graças", diz o texto explicativo.

"Acreditamos que a liberdade é a coisa mais importante do mundo, e a liberdade religiosa não fica fora dessa. O Brasil é um país com grande diversidade cultural, étnica e religiosa, e, mesmo assim, em média um crime de intolerância religiosa é denunciado ao Canal Denúncia por Violação dos Direitos Humanos a cada três dias", informa o texto que apresenta o projeto, no próprio site.

"Apesar de representar 64% da crença dos brasileiros, não é só do catolicismo romano que vive o Brasil. Por isso, desconvertemos para dar voz à boa parte dos 36% que têm muito para falar. Desconverta, explore, aprenda e ensine também apertando aí embaixo pra falar com a gente", completa o texto.

Desconverte

/