arrow_backVoltar

Dia da Consciência Negra

Live do YouTube Black apresenta shows e série

17.11.21

Neste sábado, 20, Dia da Consciência Negra, o YouTube vai transmitir a live do YouTube Black, a partir das 18h30, no canal do YouTube Brasil. Na programação, shows de Péricles, Psirico, Mel, e Luciana Mello junto com Rappin’Hood. O evento vai apresentar trechos inéditos de uma nova série documental brasileira com o selo YouTube Originals: "Creators Spotlight".

Com estreia em 22 de novembro, a produção coloca em destaque criadores negros da plataforma. São seis minidocumentários estrelados por profissionais apoiados em 2021 pelo Fundo Vozes Negras do YouTube, iniciativa para valorizar e ampliar vozes e perspectivas negras na plataforma de vídeos. Cada um dos episódios mergulha no processo criativo desses talentos, apresentando as suas raízes, seus desafios diários, inspirações e, principalmente, sua capacidade infinita para criar e se conectar ao público.

Fazem parte desse projeto com conteúdo sobre os mais diversos temas (esporte, dança, comédia, cultura pop, informação e música): Ramana Borba, Jacy Carvalho, Papo de Preta, Os 10ocupados, Um bipolar, e Dois Por CentoTV.

"Creators Spotlight" é uma produção da LB Entertainment. A série é dirigida por Thatiane Almeida e Licínio Januário, os primeiros diretores pretos de um YouTube Original no Brasil. Os roteiros dos episódios são assinados por Toni C., roteirista do documentário "AmarElo é Tudo pra Ontem", e Milena Anjos.

A live do YouTube Black, por sua vez, tem direção editorial da criadora Nataly Neri e irá durar três horas. O time de apresentadores do ano passado, formado por Ana Paula Xongani, Thelminha, Tássio Santos (do canal Herdeira da Beleza), e Johnny Klein (do canal UTK?!) retorna para a edição 2021, que vai contar com rodas de conversa, além de clipes especiais de criadores e atrações musicais.

Momento de comemoração da comunidade negra presente na plataforma, como diz Bibiana Leite, líder do YouTube Black no Brasil, a live pretende mostrar a grandeza da herança negra na história do país ao enaltecer a importância cultural, artística e social das pessoas pretas na formação da nação. “Para isso, além dos shows musicais, teremos a participação de criadores negros e momentos de debate sobre temas importantes, como visibilidade e a descoberta da identidade preta”, explica.

Vozes negras importam

A empresa informa ainda que apoia a outras iniciativas de justiça racial, especialmente por meio do Fundo Vozes Negras, lançado globalmente em 2020. No mês passado, o YouTube anunciou os nomes dos participantes da turma de 2022 de artistas, produtores e compositores selecionados para receber recursos do Fundo, incluindo os brasileiros: Rico Dalassam, Liniker, Tasha & Tracie, Johnatan Fer, Mu540, RDD, Rodriguinho, Leo Casa 1 - leia mais aqui. Outros nomes dos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Quênia, Nigéria e África do Sul também foram escolhidos.

Apoio

A live do YouTube Black tem patrocínio de Bradesco, Johnnie Walker (Diageo) e Mercado Livre. As três marcas fazem parte do Play de Verdade, um projeto para incentivar a conversa sobre inclusão e diversidade na plataforma e conectar marcas ao tema de forma contínua e com autenticidade. A iniciativa teve início em junho com a transmissão ao vivo da Parada do Orgulho LGBTQ de São Paulo. Desde então foram promovidos diversos vídeos e colaborações entre criadores de grupos minorizados.

Dia da Consciência Negra

/