arrow_backVoltar

+ Dia Internacional da Mulher

Inspiring Girls quer Nobel para Mileva Marić

08.03.21

Para encorajar a luta por equidade de gênero neste Dia Internacional da Mulher (8 de março), a ONG inglesa Inspiring Girls (que tem atuação no Brasil) e a SunsetDDB lançam o movimento global  #NobelForMileva, que incentiva as pessoas a postarem fotos nas redes sociais com a língua para fora, reproduzindo o gesto do cientista Albert Einstein.

A iniciativa foi criada em defesa do reconhecimento feminino no universo da ciência e da tecnologia e pretende que a Fundação Nobel, na Suécia, reconheça o trabalho de Mileva Marić, física e matemática sérvia, que foi também a primeira esposa de Einstein, ganhador do Prêmio Nobel em 1921. Apesar de não ter recebido créditos, Mileva foi coautora de muitas teses acadêmicas do cientista, incluindo a teoria da relatividade.

A campanha também conta com um filme para o meio digital (assista abaixo), que traz a história de Mileva e um convite para que pessoas de qualquer identidade de gênero coloquem a língua pra fora, reproduzindo selfies em suas redes sociais, de modo a atribuir um novo significado ao gesto.

"A campanha #NobelForMileva foi recebida como uma oportunidade incrível pela ONG Inspiring Girls para inspirar meninas a seguir e confiar nos seus sonhos. Além disso, é uma linda homenagem a Mileva e a todas as mulheres esquecidas que merecem ter reconhecimento e seu lugar na história", pontua Corinne Giely, CEO da Inspiring Girls Brasil.

O esforço incluirá pinturas, grafites, murais e tatuagens do rosto da primeira mulher de Albert Einstein, feitas por artistas de diferentes partes do mundo. O movimento também contará com estátuas do busto da cientista, com a língua para fora, que poderão ser impressas em modelo 3D para serem expostas em universidades.

"É impressionante perceber que a maior parte das pessoas nunca ouviu falar sobre Mileva e imaginar quantas meninas deixaram de se sentir representadas neste contexto. Através de um resgate histórico, a campanha nos faz repensar a maneira como damos voz às mulheres, não apenas enquanto talentos profissionais, mas como agentes de transformação científica e tecnológica", ressalta Thiago Lacorte, diretor de criação da Sunset.

A campanha também abarca o projeto "Milevas do Futuro" que pretende evidenciar como a história de Mileva é inspiração para as crianças. No fim de março, será exibida uma animação sobre três meninas apaixonadas por ciências, que encontram inspiração na figura de Marić.

Ficha Técnica:

Cliente: Inspiring Girls

Agência: SunsetDDB

CEO: Pipo Calazans

CCO: Sergio Mugnaini

Diretores Executivos de Criação: Carlos Fonseca, Guilherme Giacomo

Diretores de Criação: Thiago Lacorte, Erick Moneró, Marilu Rodrigues

Diretor de Arte: Thiago Lacorte

Redator: Erick Moneró

Redator de Conteúdo: Eduardo Pinho

VP de Planejamento: Marcia Aguirre

Planejamento: Felipe Gavronski e Julia Aquino

Estrategista de Conteúdo: Gabriela Campagnucci

Diretores de Produção Audiovisual: Taís Caetano e Giuliano Springhetti

Produtores: Fátima Latorre, Carolina Araújo

Produtora de Conteúdo: Lemon, THE HUB + Jnto

Produtora: Lemon

Produtora de Som: Carbono Sound Lab

“Milevas of The Future”

Produtora de Animação: Consulado

Produtora de Som: Carbono Sound Lab

Aprovação Cliente: Vicky Booth, Misha Monaghan, Corinne Giely-Eloi e Kully Fuerstenau

+ Dia Internacional da Mulher

/