Dia Mundial do Autismo

Instituto Mauricio de Sousa participa de campanha

02.04.20

Neste ano, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil lançou uma campanha nacional: “Respeito para todo o espectro”. A ação marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontece todo 2 de abril. A data foi criada em 2007 pela ONU. Nesta quinta-feira, monumentos considerados cartões-postais serão iluminados de azul em várias cidades do mundo. No Rio, o Cristo Redentor deve ganhar luzes azuis.

Um dos cartazes da campanha conta com André, personagem autista da Turma da Mônica. Essa participação foi combinada entre o Instituto Mauricio de Sousa e a Revista Autismo. O desenhista Mauricio de Sousa, presidente da entidade, tem apoiado a causa. Em 2019, fez uma tirinha especial para a data.

Em parceria com o Instituto, desde então, toda edição da revista traz uma história em quadrinhos de André e a Turma da Mônica. Até o momento já foram publicadas cinco, além da tirinha especial.

Criamos o André inicialmente para participar de vídeos e revistas institucionais e conscientizar os pais sobre os sinais do autismo. Hoje, ele integra as historinhas da Turma da Mônica, mostrando às crianças como podemos aprender com as diferenças. Eu mesmo tenho aprendido muito desde a criação do personagem”, conta Mauricio.

Ao falar de “todo o espectro”, a campanha mostra que há uma extensa diversidade na maneira como o autismo afeta cada indivíduo. Há desde pessoas com graves comprometimentos e comorbidades (outras condições de saúde associadas, como epilepsia e deficiência intelectual) até os chamados “autistas de alto funcionamento”, com sinais e sintomas muito leves do transtorno (antigamente diagnosticados com síndrome de Asperger). Por isso, o nome técnico ganhou a palavra "espectro". Assim, fala-se em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), pela grande variação de características e intensidades.

O pedido é por respeito nas políticas públicas, no tratamento e em terapias, na inclusão no mercado de trabalho, na educação, em eventos e na sociedade de um modo geral. Mais conteúdo sobre autismo e o "2 de abril" podem ser conferidas no site da Revista Autismo.

Dia Mundial do Autismo