arrow_backVoltar

Dream Thieves

Laranja Mecânica e outras referências em filme de startup

30.07.18

startup de tecnologia financeira canadense Koho apresenta o curta-metragem "Dream Thieves" (assista abaixo), dirigido pela francesa Fleur Fortuné e assinado pela Cossette (Canadá).

No filme, os bancos são apresentados como uma "força do mal", com um exército de policiais invadindo casas e removendo à força toda a esperança e alegria dos cérebros das pessoas.

Se parece extremo, é porque Koho acredita que os problemas inerentes ao sistema bancário tradicional são extremos. A startup aponta para o fato de que metade dos canadenses raramente tem dinheiro suficiente em suas contas para evitar taxas. Enquanto isso, essas mesmas taxas são dispensadas pelos bancos para aqueles que realmente podem pagar, deixando os clientes mais pobres presos em um ciclo de perda de dinheiro, em suas tentativas de economizar.

Koho, por outro lado, usa um aplicativo e um cartão recarregável sem taxas. A empresa capta receita por meio da transação do comerciante em seu cartão, em vez de cobrar dos clientes.

No curta, Koho não aparece como "herói", mas a empresa é retratada mais como uma "insurreição do povo."

"O setor bancário está montado de forma a vender os sonhos dos consumidores", diz Jason Chaney, diretor de criação da Koho, "mas esses mesmos produtos são projetados contra o benefício do consumidor e são muito voltados ao benefício do próprio banco".

O curta distópico traz referências, algumas sutis e outras abertas, a filmes, programas e até a filmes publicitários. Enquanto o tom geral pode lembrar a série "Black Mirror", da Netflix, Chaney diz que sua equipe contou cerca de 30 referências em "Dream Thieves", incluindo "Laranja Mecânica", "Poltergeist" e o icônico comercial da Apple "1984". Os outdoors minimalistas e aparentemente hipnóticos são uma homenagem ao filme "Eles Vivem", de 1988.

O curta estreou recentemente no Fringe Festival de Toronto. Um recorte de dois minutos do filme será exibido nos cinemas do Canadá, a partir de 1º de agosto.

Com Adweek.

Ficha Técnica:

Directed by: Fleur Fortuné
Director of Photography: Matias Boucard
Production Company: Division Paris
Producer: Jules de Chateleux
Agency: Cossette Toronto
Chief Creative Officer: Carlos Moreno
Creative Director/Copywriter: Craig McIntosh
Creative Director/Art Director: Jaimes Zentil
Agency producer: Dena Thompson
Executive production: Family Productions
Postproduction: Mikros MPC Advertising
Executive producer: Quentin H Martin
Sound: Kouz
Sound designer: Sylvain Pierre
Original music composed and performed by: Matteo Locasciulli
Producer: Thomas Couzinier
Publisher: SuperPitch Original

Dream Thieves

/