arrow_backVoltar

Essentielle Boutique

Parece uma loja de luxo, mas é um alerta sobre a pobreza

25.11.22

Para destacar o aumento do custo de vida na Irlanda, a instituição Society of St. Vincent de Paul (SVP) e a In the Company of Huskies apresenta a Essentielle, uma boutique que muda a narrativa sobre o que "luxo" realmente significa, uma vez que, naquele país, os itens mais básicos do dia a dia se tornaram inacessíveis para tantas pessoas.

Situado no shopping center Powerscourt Townhouse, a loja pop-up de luxo é uma resposta à estatística que dá conta de que uma em cada cinco pessoas vive agora abaixo da linha da pobreza na Irlanda. Em vez de bolsas de grife ou sapatos de couro italiano adornando tampos de mesa de mármore e vitrines, estão fraldas e produtos de higiene.

Todos os itens expostos na Essentielle Boutique são acompanhados por palavras tiradas diretamente dos pedidos angustiantes que SVP recebe diariamente. Como um pai que espera comprar luvas para seus filhos: "Estou descobrindo que suas mãozinhas estão ficando muito frias no caminho para a escola. E o tempo só vai piorar. A roupa de inverno deles está muito pequena para eles, mas depois que todas as minhas contas forem pagas, não tenho mais nada para comprar".

O SVP informa que o número de ligações que recebe chegou ao "nível mais alto de sua história", com uma média de 100 solicitações de ajuda a cada hora. Com itens básicos de supermercado subindo de 20% a 30% em alguns casos e o preço da energia subindo 40% no ano passado, milhares de pessoas se viram incapazes de comprar o essencial. A Essentielle Boutique visa demonstrar a dura realidade enfrentada por muitas famílias e gerar doações para aqueles que mais lutam.

 

Essentielle Boutique

/