Festival do Clube

Começa a edição de 2016. Confira fotos

10.09.16

Acaba de começar a edição de 2016 do Festival do Clube de Criação. O evento, que pela terceira vez consecutiva acontece na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, tem um número recorde de palestrantes internacionais: são oito no total, além da participação de inúmeros outros nomes de peso ligados à criatividade e atividades como workshops, debates, avaliação de portfólios e muitas outras atrações (confira a programação completa aqui).

Fernando Campos, presidente do Clube de Criação e sócio e CCO da Santa Clara, não pôde estar presente no Festival este ano, por um problema de saúde em família. O vice-presidente, Fernando Nobre, que também é diretor de cena da Barry Company, leu a mensagem de Campos na abertura do Festival, realizada na Sala Facebook: "poucas coisas me tirariam o prazer e o orgulho de estar aí, abrindo mais uma vez nosso Festival. Uma emergência médica na família sem dúvida é uma delas. Fico triste por não estar presente, mas feliz de me sentir seguro quanto ao sucesso crescente desse evento. Segurança que se multiplica quando temos na liderança meu amigo, parceiro e xará, que faz jus ao sobrenome, e que lê aqui essas boas vindas a todos. Como já venho dizendo há alguns anos nessa abertura: participem, debatam, ensinem, aprendam, e sobretudo divirtam-se. Esse é o nosso festival".

Nobre, que dividiu o palco com o jornalista Chico Canindé, ressaltou também o “trabalho incansável de curadoria” realizado pela editora do Clubeonline Laís Prado (que por questão de saúde também não pôde estar presente). Segundo ele, em um ano de acentuada crise econômica no Brasil, ela conseguiu “tirar leite de pedra” para que a edição de 2016 do evento fosse realizada.

Em seguida, Nobre respondeu algumas perguntas enviadas por profissionais do mercado. Ele abordou, entre outros temas, empreendedorismo, as várias possibilidades no mundo das startups e a inquietação necessária para se apostar em novos modelos de negócio; a idealização que alguns profissionais do mercado nacional fazem do “trabalho fora do Brasil” e as dificuldades que existem “na gringa”; as atividades do Clube de Criação que resgataram a sua relevância e as vocações da entidade, que ultrapassam a criação no sentido restrito da palavra, mas abrangem a criatividade e a questão cultural de maneira ampliada.

O line up do Festival, por exemplo, traz não só criativos ou profissionais de negócios de agência. Buscamos diversidade, tem arquiteto, designer, artistas, gente de todo espectro da criatividade”, lembrou.

Por fim, Nobre fez uma homenagem a Tião Teixeira, que faleceu no mês passado (leia aqui) aos 72 anos, “um grande amigo e incentivador do Clube, muito ativo na entidade nos anos 70, 80 90. Muita gente lá atrás teve que trabalhar bastante para que hoje pudéssemos fazer um festival do jeito que ele é hoje.

Confira a programação completa do Festival, aqui.

Valéria Campos

Serviço: