Festival do Clube 2016

Adriana e Clarice Falcão, terreno fértil para inspiração

10.09.16

O destino me destina, mas o resto é comigo”. A frase do escritor Miguel Torga empregada por Adriana Falcão, no painel “Falcão x Falcão”, que reuniu mãe e filha, Clarice Falcão, ilustra bem os caminhos que as levaram a serem reconhecidas como talentos da indústria criativa.

Adriana, que é roteirista de dramaturgia, famosa por séries como a “A Grande Família”, é formada em arquitetura, já transitou pela publicidade de 1986 a 1994 em Recife, chegou a ser diretora de criação da agência Ampla. Entretanto, quando se mudou para o Rio de Janeiro com o seu marido João Falcão, passou a transitar pelas coxias das produções teatrais e televisão, carregando sempre as três filhas para esses ambientes.

Inspirada no universo das artes e pelas canções de Chico, Gil e Caetano para ninar, Clarice Falcão que hoje é reconhecida por composições, direção e textos que misturam drama em humor em projetos como Porta dos Fundos, cresceu cometendo “criminalidades” ao lado da mãe.

As duas confessaram que muitas das cenas que os telespectadores viram sobre “A Grande Família” e tantos outros episódios e séries, foram escritos por Clarice, enquanto Adriana era a responsável pelos roteiros. As "ilegalidades" contribuíram para a formação da filha que logo em seu segundo curta, “Laços”, de 2007 foi premiada no Festival Project Direct do Google e exibido também no Festival Sundance de Cinema. Apesar do talento, Clarice foi jubilada da faculdade de Cinema.

Mais do que mãe e filha, elas são parceiras de trabalho e compartilharam dos mesmos ideais quando a questão é o processo de ideias. Para elas, o importante é se apaixonar por projetos e usar todas as possibilidades e vertentes que eles podem oferecer. “Quando uma ideia é boa, mas não serve para um projeto guarde ela, que com certeza, ela pode ser usada depois”, disse Adriana.

Beatriz Lorente

Confira a programação completa do Festival, aqui.

Serviço:

Festival do Clube de Criação 2016