arrow_backVoltar

Festival do Clube 2019

Araquém Alcântara, o fotógrafo da natureza brasileira

17.09.19

Um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil, Araquém Alcântara é referência quando se fala em florestas e ecossistemas como a Amazônia. Ele atuou diversas vezes na linha de frente contra o desmatamento ilegal. Recentemente voltou à região, de onde enviou fotos e críticas ao cenário de devastação visto pelo mundo todo em agosto, com o aumento das queimadas. Em seu perfil no Instagram, publicou uma imagem de um tamanduá-mirim "de braços abertos". Estava cego e fugia da queimada, quando sentiu a presença do fotógrafo. O gesto do animal, erguendo as patas dianteiras, era uma tentativa de se defender, de sobreviver.

A imagem obteve rápida repercussão. E é uma das fotos escolhidas pelo próprio Araquém para esta apresentação de seu trabalho. Ele é um dos convidados do Festival do Clube de Criação para falar de seu processo criativo. Araquém será entrevistado por Paulo Klein, jornalista, fotógrafo, crítico e curador de arte, no terceiro e último dia do evento (na segunda-feira 23).

Desde 1970, Araquém se dedica integralmente à documentação e proteção da natureza brasileira. Ou seja, irá completar 50 anos de atividade em 2020. Para ele, a fotografia é expressão plástica e instrumento de transformação social.

Considerado um dos mais importantes profissionais em atuação no país, Araquém destaca, em suas palestras e aulas, a necessidade da conservação da biodiversidade brasileira, sendo um defensor do patrimônio ambiental do país. Entre os fatos que marcam sua carreira está ter documentado todos os parques nacionais do Brasil, tendo sido o primeiro fotógrafo a fazer esse registro.

Um de seus trabalhos famosos é “Bichos do Brasil”, uma edição especial da National Geographic. Araquém tem 54 livros publicados sobre temas ambientais e humanos. “Terra Brasil”, uma de suas obras, é o livro de fotografia mais vendido no país. Está em sua 11ª edição. Araquém conquistou um Prêmio Jabuti com o livro “Amazônia”, em 2006. “Mar de Dentro” foi escolhido como melhor livro de arte no Prêmio Fernando Pini de 2007. Na mesma premiação, venceu na categoria excelência gráfica com “Sertão Sem Fim”.

Em 2001, foi escolhido pelo British Museum para produzir a capa do livro “Unknown Amazon”, que acompanhou uma grande exposição etnográfica sobre a Amazônia. Ao todo, foram 75 exposições de seu trabalho, no Brasil e no exterior.

Leia também: "O mix de Mahogany Beatz: Grammy, funk e marcas"

Veja a programação completa do Festival do Clube de Criação 2019.

SERVIÇO
Festival do Clube de Criação
Setembro, 21, 22 e 23 - 2019 - sábado, domingo e segunda-feira
Local: Cinemateca Brasileira - São Paulo - Brasil
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino
Ingressos à venda (aqui). Garanta já o seu.
Hosted by: 
Clube de Criação
55 11 3034-3021
Facebook Clube de Criação
Twitter - @CCSPOficial
Instagram - @ClubedeCriacao
Teremos serviço de shuttle para quem quiser estacionar no Hotel Pullman Ibirapuera
Horário
: das 08h30 às 22h30
Trajeto: Pullman / Cinemateca / Pullman
Abertura dos portões e do credenciamento: sábado, domingo e segunda às 9h

Festival do Clube 2019

Araquém Alcântara, o fotógrafo da natureza brasileira

/