Festival do Clube 2019

HOJE: documentaristas André Fran, Belisario Franca, Camila de Moraes, Lúcia Murat e Sandra Kogut

22.09.19

Domingo, 22, das 17h20 às 18h40, na sala GLOBO

Documentários estão conquistando mais espaço em festivais, canais e plataformas de streaming. Quem diz isso são os documentaristas. Não apenas há mais oportunidades de exibir uma produção do gênero como também a tecnologia tem ampliado as oportunidades de explorar formatos e conteúdos alternativos, como afirma André Fran, diretor, escritor e co-fundador da BASE#1 Filmes. “O momento é bem interessante do ponto de vista das possibilidade de produção que a tecnologia trouxe (transmissão de dados, equipamento, edição)", conta.

Fran é um dos criadores da série Não Conta lá em Casa, de viagens a destinos polêmicos, como Irã, Iraque, Afeganistão e Coreia do Norte. É também é coautor e diretor do programa “Que Mundo É Esse?”, da Globo News, com o qual foi até a linha de frente da luta contra o Estado Islâmico. Fran estará no painel "A Hora e a Vez dos Documentários”, que acontece neste domingo no Festival do Clube. Com moderação de João Wainer, jornalista, fotógrafo, cineasta, e diretor de cena da Damasco Filmes, o debate conta ainda com a participação de Belisario Franca, sócio-fundador e diretor geral da Giros Filmes; das cineastas Camila de Moraes e Lúcia Murat e da diretora e roteirista Sandra Kogut.

Quem também corrobora o bom momento do documentário é Belisario, diretor de Amazônia Eterna e Soldados do Araguaia, entre outros trabalhos. “Nos últimos anos, o documentário brasileiro vem apresentando uma grande diversidade e um número crescente de produções. Basta ver na programação dos Festivais nacionais e internacionais de cinema”, diz. Segundo ele, o gênero tem interessado cada vez mais as plataformas de exibição e em especial os streamings. “É importante ressaltar que os canais de conteúdo brasileiro são parceiros na coprodução desses documentários.”

Mesmo não sentindo efeitos diretos dessa fase, Lúcia Murat é mais uma a reconhecer o bom período para produção de documentários. “Particularmente, não vivi isso com meus trabalhos, mas vejo com otimismo a existência de plataformas totalmente voltadas para docs, o que dá uma abertura de mercado muito grande”, comenta.

O que joga contra, no momento, é o cenário em relação à cultura. “Não posso falar da situação imediata, que é um completo vazio. Diante das ameaças de censura, não se pode pensar em fazer ou exibir documentários”, alerta. Mas há esperanças. “Reações à censura e a afirmação da importância da cultura podem vir a mudar o panorama. É o que esperamos”.

Novas formas

Analisando especificamente a produção de documentários, a cineasta nota uma grande evolução. “Primeiro, creio que o documentário dos anos 1960/70, que tinha um viés social e uma visão mais sociológica , começou a partir dos 1980/90 a se voltar para o pessoal. Uma tentativa de entender a sociedade a partir de experiências pessoais. Com isso, ganhou-se uma nova forma de fazer documentários”, avalia.

Para André Fran, a linguagem documental permite explorar formatos de narrativa e estilo que se adequam a diferentes tipos de produção, ao momento do audiovisual (com um sem número de estilos e referências) e à liberdade das plataformas (canais, internet, salas digitais).

Na opinião de Belisario, em termos de formato, a série documental investigativa tem sido destaque em algumas plataformas. “Netflix em especial e mais recentemente a GloboPlay, num viés de entretenimento, começam a experimentar também”. Quanto a temáticas, o diretor acredita que questões sociais ocupam espaço importante na produção nacional, bem como obras ambientalistas.