Festival do Clube 2019

Nesta segunda: agências assinarão pacto por inclusão de negros

22.09.19

Durante a edição de 2019 do Festival do Clube de Criação, a partir das 14h55 do último dia do evento, 23 de setembro, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e representantes de 16 agências de publicidade brasileiras irão realizar a assinatura simbólica do Pacto para a Inclusão de Profissionais Negros no Mercado Publicitário, na Cinemateca Brasileira.

Há alguns meses, o MPT, na figura da sua coordenadora nacional de promoção da igualdade e eliminação da discriminação no trabalho, a procuradora Valdirene Silva de Assis, vem notificando lideranças das maiores agências publicitárias brasileiras para abrir um diálogo não somente sobre a inserção do profissional negro na indústria, mas também para abordar a sua ausência em cargos de comando e definir os próximos passos a serem adotados, para que seja construído um cenário mais diverso do ponto de vista do recorte racial, com a contribuição do Ministério.

No dia 23, representantes das agências Africa, Artplan, BETC, DPZ&T, F/Nazca, FCB, J.Walter Thompson, Leo Burnett Tailor Made, Mutato, Ogilvy, Publicis, SunsetDDB, Talent Marcel, Tribal, WMcCann e Y&R irão formalizar a adesão ao pacto.

O MPT irá acompanhar o setor durante dois anos, com a proposta de mapear e desenvolver estratégias para a inclusão. A ideia é fortalecer e implementar iniciativas voltadas à população negra, ampliando sua inserção e ascensão no mercado publicitário.

Para tanto, serão intensificadas ações de qualificação e capacitação, bem como fomentadas iniciativas de conscientização sobre a importância da diversidade racial, para que as agências atinjam a meta de ter em suas equipes pelo menos 30% de jovens e 20% de profissionais de média e alta gerência negros.

O projeto voltado ao mercado publicitário integra um acordo mais amplo, chamado "Conexão Negra", que conta com a parceria do Instituto Ilê Ayê, Caritas Brasil, Instituto Ethos, ONU Mulheres e Pacto Global, e que abarca diversos outros segmentos da economia por meio do "Pacto pela Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho de São Paulo", assinado em junho de 2018.

Elaborado pela Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho) do MPT, em conjunto com mais de 10 instituições e entidades dos movimentos negros, o documento reúne estratégias de inserção em três eixos principais: promoção da igualdade racial; formação e qualificação profissional; e contratação.

"Nas empresas, é maior o número de pessoas negras nas atividades de base. Conforme se observa a evolução das carreiras, a presença do negro vai diminuindo progressivamente. Somente com ferramentas dessa natureza (como o Pacto) é possível enfrentar o mercado de trabalho em igualdade de condições", defendeu a procuradora Valdirene Silva de Assis, na ocasião do lançamento do documento no MPT-SP, que contou com a presença de profissionais de empresas como Coca-Cola Femsa, Microsoft, Itaú e Caixa Econômica.

Festival do Clube 2019