Festival do Clube 2019

HOJE: Laura Visco, por mais imperfeições e menos papas na língua

22.09.19

Uma das palestrantes que promete não se intimidar no palco do Festival do Clube de Criação deste ano é Laura Visco, Deputy Executive Creative Director da 72andSunny Amsterdam. “Tento falar com meu intestino e sou muito honesta”. O nome de seu painel já é provocativo: “Make Advertising Less Perfect” . E vai mostrar como a constante exibição do que parece perfeito atinge as pessoas. “Nem a conversa será ‘perfeita’ e esse é o objetivo”, adianta.

Segundo ela, o maior risco dessa “perfeição” exacerbada que recebemos da mídia hoje, seja relacionada a corpos, orientação sexual, relacionamentos, entre outros temas, é que os padrões expostos passam a se tornar “normais”. Mas na vida real não é bem assim. “Como seres humanos dessa indústria, temos de fazer algo para que a propaganda deixe de ser uma fonte de pressão e de sentimento de inadequação”, sugere Laura.

Há cinco anos trabalhando na 72andSunny da Holanda, Laura Visco começou muito cedo na publicidade, aos 19. Conheceu a profissão através do irmão e se encantou pela profissão folheando por horas e horas um D&AD Annual Book que encontrou em casa, por volta dos 15 anos. “Eu olhava aquilo e pensava: isso é divertido e eu posso fazer”. Mas questionava suas chances ao ver apenas nomes masculinos naquele espaço de destaque.

Laura não desistiu. Argentina, tendo passado pela Madre de Buenos Aires, seu maior desafio profissional foi se mudar para trabalhar em Londres, onde atuou pela Mother e Fallon. “Tive de me reinventar como redatora em um mercado totalmente competitivo e sendo uma não-nativa na língua”, recorda. Além disso, naquele tempo não havia a consciência de igualdade de gênero que há hoje e foi preciso gritar alto para que fosse ouvida. “Não me reconheço em nenhum dos trabalhos daquela época”, diz.

Se hoje, no entanto, as coisas parecem mais fáceis para as mulheres que assumem cada vez mais papéis de liderança na indústria da comunicação, há um outro peso, quase que imperceptível, que mantém a desigualdade de gêneros. As lideranças femininas automaticamente assumem a missão de defensoras do gênero e não tem espaço para falar sobre criatividade em pé de igualdade com os homens. “Homens e mulheres precisam assumir essa responsabilidade juntos”, desafia.

E ela não está mesmo abrindo mão de sua parte de responsabilidade nesse processo de transformação. Tanto que é cofundadora do movimento InVisible Creatives, criado para ajudar a igualar a proporção de gênero na publicidade por meio de um banco de dados com mulheres criativas. Mas quer mais que isso. “Quero que as pessoas me perguntem também sobre minhas ideias, não apenas sobre nossa luta.” Uma delas é a campanha “Find Your Magic”, de Axe, da Unilever, da qual é diretora de criação. Essa campanha marcou a história da marca, em 2016, justamente por desmistificar os esteriótipos de masculinidade.

Laura Visco foi nomeada este ano "Women Trailblazer" na indústria da propaganda e do entretenimento, ao lado de Eva Longoria e Jameela Jamil, pela Adweek. Foi apontada como "Creative Director of the Year" pelo Creativity Awards 2018. E ainda integra a lista Creative 100, de 2018, da Adweek.

Quer saber o que inspira essa mulher criativa e reconhecida, que luta pelo reconhecimento de outras mulheres? “Viajar e encontrar pessoas diferentes que podem desafiar minha perspectiva das coisas”.

Laura Visco apresenta "Make Advertising Less Perfect” no domingo (22), às 19h10. Na sequência, às 20h35, acontece a Cerimônia de Premiação das categorias Técnicas do 44º Anuário do Clube de Criação.