Festival do Clube 2021 (vídeo)

A virada que esperamos das cidades inteligentes

16.08.21

Quem lembra do tempo em que os celulares não eram inteligentes? Os aparelhos eram usados para chamadas e tarefas básicas, como calcular, marcar compromissos e jogar (games bem simples). Hoje, fazemos quase tudo pelo smartphone. E se utilizássemos esse exemplo para perceber o ganho que teríamos com as cidades inteligentes? É essa a comparação que Cleber Paradela, head of branding experience da 99 e professor de pós-gradução em Inovação da ESPM, faz sobre o tema.

Ele será o mediador do painel “Cidades Inteligentes: mais necessárias do que nunca em um mundo pós-pandêmico?”, que acontecerá no Festival do Clube de Criação 2021.

Esta edição, a nona, será transmitida e produzida em estúdio, sem presença de público, entre os dias 21 e 22 de setembro. Debates e palestras vão acontecer de forma online e vão levar para os participantes, além de assuntos diretamente ligados ao mercado de comunicação, discussões sobre inovação, tecnologia, arte, cinema, gastronomia e diversidade.

O painel “Cidades Inteligentes” terá as participações da urbanista Raquel Rolnik, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP que foi relatora da ONU para o Direito à Moradia Adequada; Susanna Marchionni, CEO da Planet Smart City Brasil, que projeta e constrói seguindo o conceito de “cidades inteligentes”; Nina Scheliga, diretora de tecnologias sociais da Gerando Falcões, que tem, entre suas iniciativas, o projeto Favela 3D (digital, digna e desenvolvida; e o publicitário Carlos Henrique Vilela, CMO da Leucotron e cofundador do Festival Hack Town, que acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG).

A grande virada que esperamos das cidades inteligentes é quando elas começarem a colocar as pessoas e as necessidades que elas têm no centro. Necessidades de transporte, de segurança, de informação, até de conexão emocional”, diz Paradela, que é também coordenador do Bootcamp Inteligência Digital, para a TV Clube de Criação.

Em breve, vamos publicar a programação completa da 9ª edição do Festival do Clube. Entre os convidados deste ano estão o cineasta e animador Carlos Saldanha; Johan Kramer, fundador da KesselsKramer; o roteirista Jorge Furtado; a chef Rita Lobo; e Pancho Cassis, Global CCO & Partner da David.

Festival do Clube 2021 (vídeo)