Quatro órfãos

Profissional morre durante produção de vídeo, em SP

04.08.17

O profissional Carlos José da Cunha,  o Cacá, de 41 anos, morreu nesta quinta-feira, 03, depois de levar um choque e cair de um andaime de oito metros de altura, durante a produção de um vídeo, no bairro do Brás, em São Paulo. Um outro técnico, que também sofreu queda, ficou gravemente ferido.

A produtora responsável é a Silhueta Filmes, de Lucas Barreto, cuja sede está localizada em endereço residencial, em Alphaville. O trabalho, para um grande banco, seria um vídeo interno, para o Dia dos Pais.

Segundo apurado pelo Clubeonline, as duas vítimas não estavam usando equipamentos de proteção e, além disso, a CET, a Eletropaulo, bem como a São Paulo Film Comission (SP Cine) não teriam sido comunicadas sobre o trabalho.

Na avaliação de Sonia Regina Piassa, diretora executiva da APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), a busca dos anunciantes por preços menores de produção abre a possibilidade de contratação de empresas que não seguem minimamente as normas de segurança.

"Os clientes, em constante busca por menores preços, não se importam de trabalhar com produtoras que não cumprem as condições mínimas de segurança exigidas pelo Ministério do Trabalho e pelos Sindicatos. Evidente que ninguém está livre de um acidente, mas estar numa associação como a APRO significa já estar familiarizado com as melhores práticas", defende Sonia.

"No fim, a ironia está na triste constatação de que o filme de um banco para o Dia dos Pais deixa um saldo de quatro órfãos, nos mostrando que a economia numa produção nunca estará desacompanhada de grandes riscos", lamenta a diretora executiva da APRO.

"A mesa de compras é uma faca no peito de qualquer trabalhador", indigna-se Sonia Santana, presidente do Sindcine (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual). "O acidente mostra o quanto os técnicos de cinema estão sendo obrigados a atuar em qualquer condição, sob pena de não serem novamente chamados a filmar", declara.

A entidade informa que irá acompanhar o inquérito e esclarecer se havia contratos legais, seguro, e a responsabilidade pela segurança no set de filmagem. Além disso, o Sindcine promete lançar uma campanha de conscientização, com foco nas produtoras, agências e anunciantes.

Procurado pelo Clubeonline, o Itaú enviou o seguinte posicionamento: "O Itaú Unibanco lamenta profundamente o ocorrido e informa que está acompanhando o caso com a empresa contratada para prestação do serviço, para garantir todo o apoio necessário."

Quatro órfãos