Filmes para festivais

Entidades da área de produção orientam sobre uso de equipamentos de forma gratuita

16.03.15

Entidades ligadas à área da produção publicitária enviaram um comunicado aos seus associados, por meio do qual orientam a "não aceitar a utilização de seu tempo nem de seus equipamentos, estúdios e serviços, de forma gratuita, na produção dos chamados 'filmes de Cannes' ou para outros festivais publicitários."

Assinam o texto, entre outras associações, a APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, a SINDCINE – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual e a UDFSP – União dos Diretores de Fotografia de São Paulo.

Confira abaixo o comunicado na íntegra:

"Nesta data as associações abaixo assinadas renovam a recomendação feita em 2014 a seus associados para que não aceitem a utilização de seu tempo nem de seus equipamentos, estúdios e serviços, de forma gratuita, na produção dos chamados “filmes de Cannes” ou para outros festivais publicitários.

Dentre as razões podemos citar a repentina alta do dólar associada ao momento recessivo do país, que elevaram os custos gerais de produção, criando um ambiente de negócios onde não há mais como solicitar que pessoas, espaços e equipamentos sejam colocados para trabalhar sem remuneração.

No entanto cabe ressaltar que a cadeia produtiva colabora e continuará colaborando com a produção de filmes beneficentes ou filantrópicos, desde que tenham sido devidamente encomendados por ONG´s ou entidades sem fins lucrativos e que estejam destinados a veiculação gratuita pelas emissoras em campanhas de cunho social.

Contamos com a compreensão das Agências e Anunciantes, certos de que a medida aqui anunciada continuará contribuindo para o fortalecimento ético e profissional do nosso mercado.

(assinam o comunicado, em ordem alfabética)

ABELE – Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Equipamentos e Serviços Audiovisuais

ACASP – Assistentes de Câmera Associados do Estado de São Paulo

APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais