arrow_backVoltar

Fórum Mundial das Favelas

Cufa realizará evento no Rio em setembro

19.04.24

A Central Única das Favelas (Cufa) irá lançar, em parceria com a Unesco no Brasil, TV Globo, prefeitura do Rio de Janeiro, governo do Estado e G20 Social, o Fórum Mundial das Favelas, no Rio. O evento fará parte da agenda do G20, que realizará sua 19ª reunião de cúpula em novembro, na mesma cidade.

Antes do fórum, a entidade planeja conferências em periferias de 41 países para debater combate à fome e à pobreza, redução das desigualdades e direitos humanos, entre outros desafios.

O movimento pretende ampliar a comunicação entre moradores das periferias de todos os continentes. Serão organizadas seletivas, que deverão ser concluídas até a segunda quinzena de agosto para que essas contribuições possam ser levadas ao evento principal.

Os eixos que serão discutidos são estes: redução das desigualdades, combate à fome e à pobreza; sustentabilidade; direitos humanos, raça e gênero; e desafios globais enfrentados pelas favelas e periferias.

A agenda das Conferências Internacionais das Favelas (CIF) começa em 6 de maio, em Luxemburgo, na Bélgica. Os debates vão ocorrer depois em países como África do Sul; Angola; Camarões; Catar; Cazaquistão; Colômbia; Congo; Espanha; França; Grécia; Guiné; Inglaterra; Marrocos; México; Moçambique; Portugal; República; Centro - Africana; Serra Leoa; Sudão e Uruguai.

A Cufa atua no Brasil há mais de 25 anos. Sua expansão global se deu pelos EUA, em 2015. Com as CIFs, que estão sendo planejadas desde 2022, a entidade dá mais um importante passo internacional. Na visão dos organizadores, as favelas são dinâmicas, resilientes e enfrentam desafios únicos em todo o mundo. Para garantir que suas vozes sejam ouvidas, e suas necessidades, atendidas, a Cufa defende que é fundamental que elas estejam na agenda do G20.

Fórum Mundial das Favelas

/