arrow_backVoltar

#GenderSwap

Campanha evidencia estereótipo de gênero em games

07.03.22

A entidade Women in Games da França apresenta a campanha #GenderSwap, para destacar a representação clichê e supersexualizada das mulheres nos jogos.

Criada em conjunto com a agência BETC Paris, a comunicação ressalta que um entre dois jogadores é do sexo feminino, mas as mulheres representam apenas 22% das profissionais que trabalham nas desenvolvedoras de games. Como consequência, alerta a campanha, a representação feminina nos jogos frequentemente é hipersexualizada.

Para evidenciar o preconceito, a entidade editou arquivos de jogos para atribuir os movimentos que foram originalmente criados para personagens femininas aos seus homólogos masculinos. Confira o filme, abaixo.

"Existem dezenas e dezenas de personagens femininas que muitas vezes são clichês demais. Assim como a indústria cinematográfica, a televisão e a publicidade, os games têm um impacto profundo na representação das pessoas no mundo em que vivemos e nas interações que temos com os outros", avalia Morgane Falaize, presidente da Women in Games France.

"Só com mais mulheres trabalhando nos estúdios é que conseguiremos uma melhor representação de gênero com personagens femininas diversas e menos estereotipadas. Uma equipe diversificada traz melhores ideias criativas e melhores produtos para todo o público", defende Harmonie Freyburger, vice-presidente da Women in Games France.

 

#GenderSwap

/