arrow_backVoltar

Guerra na Ucrânia 2

Marcas rompem com Rússia

07.03.22

As operadoras de cartões de crédito American Express, Visa e Mastercard anunciaram neste final de semana a suspensão de seus serviços na Rússia, por conta da invasão à Ucrânia.

"Anunciamos que estamos suspendendo todas as operações na Rússia. Como resultado, os cartões American Express emitidos globalmente não funcionarão mais em comerciantes ou caixas eletrônicos na Rússia", informou a American Express, em comunicado. Cartões emitidos localmente na Rússia por bancos russos também não vão funcionar fora do país.

Em comunicado, a Visa explicou que cartões da sua bandeira vão deixar de operar fora da Rússia. A Mastercard afirmou que os cartões emitidos por bancos russos não serão mais aceitos pela rede e que os emitidos fora do país não funcionarão em estabelecimentos comerciais ou caixas eletrônicos russos.

Fake news

Nesta sexta-feira (4), o parlamento russo aprovou uma lei que pune com prisão quem espalhar "informações falsas" sobre as forças armadas do país. Oficiais russos alegam que "fake news" estão sendo espalhadas pelos "inimigos da Rússia".

Diante desse cenário, a plataforma focada na publicação de vídeos curtos TikTok anunciou neste domingo (6) a suspensão de transmissões ao vivo na RússiaO serviço de mensagens do app não será interrompido. "Não temos escolha a não ser suspender a transmissão ao vivo e novos conteúdos em nosso serviço de vídeo enquanto analisamos as implicações de segurança dessa lei. Continuaremos a avaliar as circunstâncias em evolução na Rússia para determinar quando poderemos retomar totalmente nossos serviços com a segurança como nossa principal prioridade", informou a plataforma, em comunicado.

No decorrer dos últimos dias, muitas marcas se posicionaram contra a guerra e anunciaram medidas restritivas em relação à Rússia ou o fim de suas operações locais, como a Apple, Nike, IkeaMicrosoft, Oracle, Sap, Intel, H&M, Dell e BMW.

Semana passada, festivais de cinema europeus baniram delegações russas, aqui. E o Festival Internacional de Criatividade de Cannes barrou a Rússia da premiação global, leia aqui.

Na sexta-feira (4), Grupo WPP anunciou que iria descontinuar suas operações na Rússia. leia aqui. A Accenture também fechou seu escritório local, aqui.

 

 

Guerra na Ucrânia 2

/