arrow_backVoltar

Google For Brasil

12 novidades para os brasileiros, entre elas o Waze Carpool

22.03.17

O Brasil é um importante polo de inovação para o Google. Alguns recursos foram lançados no país antes de chegar a outras partes do mundo. É o caso do uso de técnicas de machine learning no Google Maps, aplicadas primeiramente pelo time de engenheiros da operação instalada em Belo Horizonte. Essa revelação fez parte das apresentações que a empresa fez nesta quarta-feira, 22, em São Paulo, no evento Google For Brasil, em que foram anunciadas 12 novidades, além de um programa social dotado de R$ 15,8 milhões. Uma das grandes expectativas em torno desses lançamentos é o Waze Carpool, serviço de carona a ser implementado no Brasil até o final do ano.

Com a frase “A gente precisa acelerar”, Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, deu o tom do que seria o evento. Ao observar que o país é a quinta maior população digital do mundo e o segundo mercado do YouTube em tempo assistido, ele demonstrou o peso que a nação tem para a corporação. “Nos últimos três anos, investimos US$ 500 milhões no Brasil”, contou. E destacou os resultados de um estudo da Deloitte que indicou que, devido ao Google Search e AdWords, foram movimentados R$ 37 bilhões em atividade econômica em 2015, que possibilitaram a manutenção de 430 mil empregos por aqui. Mas o Google quer mais.

Vivemos uma época em que a definição de relevância muda constantemente”, comentou Fabio Coelho. Como continuar a ser relevante, então? Sendo protagonistas das mudanças. Desse modo, o presidente do Google Brasil elencou algumas medidas que a companhia está tomando, desde trabalhar na melhora da infraestrutura digital até ajudar pequenas empresas a desenvolver negócios. Como salientou, é possível fazer um país melhor. E, para isso, a gigante tecnológica lança luz sobre três pilares: acesso, inclusão e eficiência. “A gente precisa acreditar no sucesso do Brasil e tomar mais atitudes para que isso aconteça”.

Dentro desse espírito, o Google for Brasil apresentou algumas novidades focadas no país e outras com aplicação mundial – com a participação de lideranças globais fazendo os anúncios no palco. Dentre as 12 novidades, houve um lançamento mundial, relativo ao Google Maps. Confira abaixo o que vem por aí e conheça também a parceria firmada entre o Google e a Fundação Lemann para melhorar a educação, por meio de investimento em tecnologia e professores.

Novidade 1 - Waze

Di-Ann Eisnor, diretora global do Waze (adquirido pelo Google em 2013), lembrou que o aplicativo passou a ser oferecido no Brasil em 2012. Desde então, o usuário brasileiro tornou-se um importante influenciador da empresa. Ouve-se muito especialmente a comunidade de São Paulo para aprimorar recursos. Os usuários constantemente reportam novidades relativas ao trânsito, como a obrigação de trafegar com faróis baixos nas estradas ou como as regulamentações de velocidade. As experiências com o público daqui fizeram com que o serviço entendesse mais do que a dinâmica de trânsito. Protestos e enchentes, por exemplo, entraram no radar do Waze.

No ano passado, a empresa fez uma parceria com o Rio, que se transformou em “laboratório”. Com a análise de dados, afirmou Di-Ann, foi possível reduzir em 27% o congestionamento pela manhã no período da Rio 2016. Atenta ao cenário paulistano, ela também comentou que “a revolução nos transportes”, com carros compartilhados e elétricos, para citar algumas tendências, será muito importante para as cidades. “40% da infraestrutura de São Paulo são ocupados por carros e 25% são reservados a estacionamentos. Temos de reimaginar nossas cidades”, afirmou.

Até esse futuro chegar, uma solução do Waze para lidar com o trânsito é a oferta do Waze Carpool. “Ele representa melhores oportunidades de carona, de cobrir gastos com combustível. Não é táxi, não é Uber. É para usar todo dia”, disse Di-Ann. O Waze Carpool conecta usuários com rotas similares, por meio da análise de endereços cadastrados. Desse modo, as pessoas podem dividir trajetos e o dinheiro do combustível. Hoje, ele está disponível em Israel e em San Francisco (EUA). Até o final do ano o serviço deverá ser ofertado no país. Ainda não se sabe qual cidade será a primeira cidade a receber a iniciativa.

Novidade 2 – Buscas

O Brasil é o quarto país no mundo em buscas. Sendo assim, ao trabalhar em melhorias para o sistema de search por aqui, também se trabalha para o aprimoramento da pesquisa globalmente. É o que explicou o indiano Ben Gomes, vice-presidente da área. Uma das novidades é a apresentação de posts nas buscas, vindos de fontes verificáveis. Uma das primeiras instituições a fazer parte dessa iniciativa é o Masp. Podem entrar nas pesquisas informações sobre uma exposição, vídeos e gifs. Gomes apresentou atalhos icônicos para buscas. As figuras remetem a temas como diversão, estilo de vida, tempo. Fazer search no celular ganha facilidade com esses ícones.

Novidade 3 – Google Arts & Culture

O Masp também passa a ter suas obras disponíveis a partir desta quarta-feira, 22,  no Google Arts & Culture. As pessoas poderão navegar por mais de mil itens do museu, seguindo uma linha do tempo ou acessando pelos mais populares. Há seis exposições e a chance de conferir 12 obras selecionadas por curadores do Masp por meio de realidade virtual (é preciso baixar o aplicativo no celular e usar o Cardboard).

Novidades 4 e 5 – Google Maps

O brasileiro Luiz Barroso, vice-presidente de engenharia do Google Maps, fez a primeira demonstração pública do recurso Compartilhamento de Local, que conecta pessoas demonstrando onde elas estão, o que dispensa a necessidade de ligação para conferir quanto tempo levará para que se encontrem. A novidade será oferecida para usuários do mundo todo. Outra aplicação do Google Maps é o mapeamento de territórios indígenas no Brasil. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Funai, que apontou que há 472 territórios diferentes no país, cobrindo 13% da área total. “Os brasileiros são peça-chave na maneira como customizamos o Google Maps”, afirmou Barroso, que chamou atenção ainda para as informações compartilhadas por Local Guides (pessoas que abastecem os mapas com recomendações e criam listas) e os dados de tempo real relativos a transportes, como linhas de ônibus em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba e Londrina, ou a grandes eventos, caso do Carnaval deste ano na capital paulista e no Rio.

Novidade 6 – Google Meu Negócio

Até o final do ano será lançado um recurso gratuito que permite a pequenas e médias empresas criar sites otimizados para smartphones. É o Google Meu Negócio, que já está sendo testado por 50 mil empresas. Há um formulário em g.co/meunegocio para que interessados se cadastrem.  Esses pequenos negócios farão parte das buscas do Google Maps.

Novidade 7 – Assistente em português

Em breve smartphones Android (versões Nougat e Marshmallow) receberão a versão em português do Google Assistente. É o terceiro idioma a integrar o recurso. No Brasil, o Assistente já podia ser utilizado no Google Allo, o aplicativo de mensagens disponível no país desde dezembro.

Novidades 8, 9 e 10 – Google Allo

Amit Fulay, diretor de produto do Google Duo e do Google Allo, trouxe novidades para os dois recursos. No caso do Allo, o aplicativo inteligente de mensagens,  técnicas de machine learning foram incorporadas para ajudar o usuário a encontrar os melhores emojis para as conversas. Como salientou Fulay, brasileiros adoram comunicação de forma visual e bem humorada. Assim, o Allo ganha quatro pacotes de adesivos para os usuários do país. Além disso, o Google fez parceria com TV Globo, Buzzfeed Brazil, Stúdios Sol, SBT e o jogador Ronaldinho para oferecer mais adesivos divertidos.  Outra novidade é o compartilhamento de arquivos no Allo, como pdf, doc, zip e mp3 (somente no Android).

Novidade 11 – Google Duo

A ferramenta, que permite fazer videochamadas, agora conta com chamadas de voz. Isso diminui problemas com conexões mais lentas. O recurso estará disponível em breve para Android e iOS.

Novidade 12 – Google Fotos

Nascida no Rio de Janeiro, a indiana Manjari Bhatia, diretora global do Google Fotos, contou que a área atua com foco em três pilares: armazenamento, organização e compartilhamento. Os brasileiros estão entre os povos que mais tiram fotos. Como organizar tudo isso? Essa resposta depende de um bom armazenamento. E o Google expandiu o suporte para armazenar esses arquivos. Agora há backup automático mesmo com conexões fracas. O sistema permite atualizar imagens e vídeos em boa resolução assim que o usuário estiver utilizando wi-fi. No caso da organização, o machine learning permite organizar memórias automaticamente segundo temas ou datas. Assim, é possível buscar fotos de por-de-sol, por exemplo, em meio a todos os arquivos armazenados. Para compartilhar, o Google fotos também aprimorou recursos em função da conexão. Pode-se enviar imagens por SMS, e-mail, Allo e WhatsApp. “Temos hoje uma nova capacidade de compartilhamento até com baixa conexão”, celebrou Manjari.

Parceria Google e Fundação Lemann pela educação

O Google Org, braço filantrópico do Google,anunciou na terça-feira 21 um compromisso global de US$ 50 milhões com organizações sem fins lucrativos para que se desenvolvam soluções tecnológicas que melhorem a educação e o aprendizado no mundo. No Brasil, o Google fez parceria com a Fundação Lemann pelo qual doará R$ 15,8 milhões para ajudar a preparar professores de escolas públicas, que envolve aulas digitais e oferta de recursos tecnológicos, como aplicativos para celular, para favorecer o ensino.

Há dois anos, a Fundação Lemann passou a responder pela revista Nova Escola, que foi da Fundação Victor Civita. Com os recursos do Google, a entidade irá modernizar o título, viabilizando o acesso digital de mais de 300 mil professores da rede pública.

Google For Brasil

/